Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1965/2011, de 21 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louva o comodoro Alberto Manuel Silvestre Correia

Texto do documento

Louvor 1965/2011

Louvo o Comodoro, NII 5177, Alberto Manuel Silvestre Correia pelo modo excelente como desempenhou as suas funções de Comandante da Força Naval da União Europeia EUNAVFOR (CTF465) na Operação Atalanta.

Responsável pelo comando de diversas unidades navais e aéreas de diferentes países europeus que constituíam esta Força, nomeadamente, da Alemanha, Espanha, França, Grécia, Itália, Luxemburgo e Portugal, demonstrou, em contínuo, a sua elevada capacidade de liderança e competência técnica e operacional no controlo das acções realizadas.

Durante os quatro meses em que exerceu aquelas exigentes funções, a Força, por si comandada, garantiu o patrulhamento de potenciais áreas críticas à acção de pirataria e consolidou a segurança da navegação marítima, quer no corredor internacional recomendado para o trânsito de navios mercantes no Golfo de Áden, quer na protecção de todos os navios do Programa Alimentar Mundial (WFP) das Nações Unidas, tendo esse esforço colectivo da Força permitido que não tivesse sido pirateado qualquer navio nos últimos três meses, facto inédito na Operação Atalanta, desde o seu início em 2008, resultando, de facto, uma redução dos índices de pirataria nesta zona do Oceano Índico.

Possuidor de um carácter frontal e muito leal, que associa, da melhor forma, a uma sólida formação naval e elevada experiência operacional, o Comodoro Silvestre Correia desenvolveu a sua acção de comando com elevado pragmatismo e ponderação, superando as dificuldades e complexidades inerentes à missão, encontrando sempre as melhores soluções para cada situação, nomeadamente, através da formulação e apresentação oportuna de propostas bem fundamentadas, que muito contribuíram para os significativos resultados obtidos.

Simultaneamente, mostrando-se ciente da importância e elevada visibilidade internacional da missão, relevo ainda a forma exemplar como conduziu os seus múltiplos contactos com as autoridades internacionais e com os órgãos de comunicação social nacionais e internacionais, de que resultaram, em ambos os casos, uma dignificante e prestigiante imagem da sua acção de comando.

Deste modo, pelos resultados alcançados e pela forma altamente honrosa e prestigiante como desempenhou as funções de Comandante da Força Naval da União Europeia EUNAVFOR na Operação Atalanta - Somália, revelando excepcionais qualidades pessoais e militares, o Comodoro Silvestre Correia, é inteiramente merecedor de público reconhecimento e que os serviços por si prestados à Instituição Militar e ao País, sejam considerados extraordinários, relevantes e distintos.

15 de Setembro de 2011. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, General.

205467211

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1296430.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda