A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1939/2011, de 16 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louva o coronel Augusto da Silva Almeida

Texto do documento

Louvor 1939/2011

Louvo o coronel de artilharia 17652478, Augusto da Silva Almeida, pela extraordinária dedicação, elevada competência e excepcional espírito de missão como exerceu a função de assessor do Vice-Presidente do Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência.

Estando em fase final o seu período de serviço activo uma vez que a seu pedido vai passar à situação de reserva, lembra-se que o COR Almeida começou a sua carreira no Regimento de Artilharia da Serra do Pilar onde foi colocado em 1985. Em diversas funções, esteve colocado depois no QG da Região Militar do Norte, no Estado-Maior do Exército, no Regimento de Artilharia N.º 5, no QG do Governo Militar de Lisboa, no Instituto da Defesa Nacional e finalmente no Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência (CNPCE).

Das funções desempenhadas ao longo da sua carreira destacam-se a de Comandante de Bateria de Artilharia e de Bateria de Instrução, de Comandante do Grupo de Artilharia de Campanha do RA5 e de Segundo Comandante do Regimento de Artilharia N.º 5.

O Coronel Almeida está colocado no CNPCE desde 18 de Abril de 2006. Como assessor do Vice-Presidente tem tido à sua responsabilidade a área da Segurança, Operação do Sistema e Exercícios, área esta determinante na efectivação das acções decorrentes dos planos e estudos elaborados.

Das múltiplas actividades de direcção e chefia em que interveio o Cor Almeida, destaco os exercícios NATO da série CMX (Gestão de Crises), os exercícios nacionais da série SIGECRI (Gestão de Crises Nacionais) e da série CPE (Planeamento de Emergência Nacional), os exercícios Lusíada (EMGFA) e os Cursos de Planeamento Civil de Emergência para formação de pessoal quer do Sistema de Planeamento Civil de Emergência (Conselho e Comissões) quer de outros órgãos intervenientes no processo de gestão de crises ou de emergências. Foi também relevante a sua participação no âmbito do MDN na elaboração do Manual (projecto) de Gestão de Crises com base no NATO CRISE RESPONSE SYSTEM.

As funções e tarefas desempenhadas pelo COR ART Almeida foram-no com notável ponderação e bom senso fruto da sua capacidade de iniciativa, autoconfiança e autodomínio, conduzindo a soluções optimizadas e coerentes no seio dos objectivos colocados e atribuições previstas para o Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência.

Oficial de excepcionais qualidades e virtudes militares, elevados dotes de carácter, lealdade, abnegação, espírito de sacrifício e de obediência, o Cor Art Almeida ao longo destes mais de 5 anos de colocação no CNPCE, demonstrando elevada competência técnica tem prestado serviços considerados extraordinários, relevantes e de elevado mérito.

30 de Novembro de 2011. - O Vice-Presidente do CNPCE, António José Maia de Mascarenhas, tenente-general.

205445122

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1295421.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda