Na madrugada do dia 20 de Outubro de 2010, o bombeiro de 2.ª classe Maximino Augusto Carneiro Pacheco, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Freamunde, revelou uma enorme coragem, quando procedeu ao resgate de uma idosa com dificuldades de locomoção que se encontrava numa habitação com o piso em chamas e com intenso fumo. Em situação de risco, este bombeiro não hesitou em efectuar o salvamento recorrendo a um lanço de escadas e utilizando uma janela da habitação que se encontrava tomada pelo fogo. Poucos minutos após o salvamento, o primeiro andar da habitação acabou por colapsar. O elevado profissionalismo, preparação técnica e disciplina demonstrados por este bombeiro voluntário possibilitaram o êxito da operação.
Ao longo dos últimos 12 anos, o bombeiro de 2.ª classe Maximino Pacheco nunca descurou os seus deveres e norteou a sua conduta pelo ideal de serviço à comunidade, com total disponibilidade e dedicação no âmbito da protecção e socorro.
Assim:
Por proposta do presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil, e nos termos do disposto na alínea a) do n.º 1 do artigo 2.º, nos n.os 1 e 2 do artigo 3.º e no n.º 1 do artigo 4.º, todos do Regulamento de Concessão da Medalha de Mérito de Protecção e Socorro, anexo à portaria 980-A/2006 (2.ª série), de 14 de Junho, concedo ao bombeiro de 2.ª classe Maximino Augusto Carneiro Pacheco, da Associação Humanitária dos Bombeiros de Freamunde, a medalha de mérito de protecção e socorro, no grau ouro e distintivo azul.
19 de Maio de 2011. - O Ministro da Administração Interna, Rui Carlos Pereira.
204705503