A partir do dia 28 de Agosto pela manhã este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado mas que se espera seja curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Decreto-lei 64/81, de 3 de Abril

Partilhar:

Sumário

Autoriza o Ministro das Finanças e do Plano a celebrar contrato com a EPPI - Empresa Pública de Parques Industriais, E. P., um contrato de empréstimo, em escudos, até ao limite máximo do contravalor de 10 milhões de marcos alemães.

Texto do documento

Decreto-Lei 64/81
de 3 de Abril
No âmbito do acordo de cooperação financeira celebrado em 7 de Março de 1980 entre a República Federal da Alemanha e a República Portuguesa, o Kreditanstalt für Wiederaufbau (KFW) concedeu ao Estado Português um empréstimo, no montante de 10 milhões de marcos alemães, destinado ao financiamento do projecto de instalação do parque industrial da Covilhã, a realizar pela EPPI - Empresa Pública de Parques Industriais, E. P.

Nos termos daquele contrato de empréstimo, os montantes mutuados pelo KFW ao Estado Português deverão ser transferidos para a EPPI através de um contrato de empréstimo a celebrar entre estas últimas entidades.

Torna-se, por isso, necessário adoptar as providências legais que permitam ao Estado transferir o produto do empréstimo para a EPPI e definam as condições deste empréstimo subsidiário.

Assim:
O Governo decreta, nos termos da alínea a) do n.º 1 do artigo 201.º da Constituição, o seguinte:

Artigo 1.º - 1 - Fica o Ministro das Finanças e do Plano autorizado a celebrar com a EPPI - Empresa Pública de Parques Industriais, E. P., como mutuário, um contrato de empréstimo, em escudos, até ao limite máximo do contravalor de 10 milhões de marcos alemães.

2 - O produto do empréstimo destina-se exclusivamente a financiar despesas emergentes do projecto de instalação do parque industrial da Covilhã, de acordo com os princípios definidos no contrato de empréstimo, e da execução do projecto celebrado entre o Estado Português, a EPPI e o Kreditanstalt für Wiederaufbau (KFW).

Art. 2.º A utilização do empréstimo será feita de harmonia com as condições de saque previstas no contrato referido no artigo anterior.

Art. 3.º - 1 - O reembolso do empréstimo será feito, em trinta prestações semestrais, pelo contravalor, em escudos, das amortizações a pagar pelo Estado ao KFW.

2 - O mutuário pagará ao Estado os juros, contados dia a dia à taxa de 4,5% ao ano, equivalentes ao contravalor, em escudos, dos juros devidos pelo Estado ao KFW.

3 - O mutuário pagará ao Estado uma comissão de imobilização correspondente ao contravalor, em escudos, da comissão de imobilização devida pelo Estado ao KFW.

4 - As amortizações, juros e comissão de imobilização vencem-se na mesma data em que ocorrer o correspondente vencimento das prestações equivalentes devidas nos termos do contrato de empréstimo celebrado com o KFW.

Art. 4.º As variações cambiais resultantes do empréstimo concedido pelo KFW serão imputadas à EPPI.

Art. 5.º Qualquer alteração que vier a ser introduzida no contrato celebrado entre o Estado, a EPPI e o KFW produzirá imediatamente os decorrentes efeitos no contrato a celebrar entre o Estado e a EPPI.

Art. 6.º As dúvidas suscitadas na interpretação e execução do presente decreto-lei serão resolvidas por despacho do Ministro das Finanças e do Plano.

Visto e aprovado em Conselho de Ministros de 5 de Março de 1981. - Francisco José Pereira Pinto Balsemão.

Promulgado em 23 de Março de 1981.
Publique-se.
O Presidente da República, ANTÓNIO RAMALHO EANES.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/12282.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2019-04-15 - Decreto-Lei 49/2019 - Presidência do Conselho de Ministros

    Determina a cessação de vigência de decretos-leis publicados entre os anos de 1981 e 1985

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda