Declaração de rectificação 364/2011
Contratação por tempo indeterminado de sete assistentes operacionais
Por ter sido publicado com inexactidão no Diário da República, 2.ª série, n.º 5, de 7 de Janeiro de 2011, rectifica-se o aviso 777/2011, respeitante ao procedimento concursal comum para ocupação de sete postos de trabalho da carreira e categoria de assistente operacional na modalidade de contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado. Onde se lê:
«7 - Métodos de selecção e critérios:
Concursos A, E e F:
Prova Prática de Conhecimentos (PPC), Avaliação Psicológica (AP) e Entrevista Profissional de Selecção (EPS).
Concursos B, C e D:
Prova de Conhecimentos Teórica Oral (PCTO), Avaliação Psicológica (AP) e Entrevista Profissional de Selecção (EPS).
7.1 - A Prova de Conhecimento Teórica Oral (PCTO), valorada de 0 a 20 valores, visa avaliar o conhecimento académico e ou profissional e as competências técnicas dos candidatos necessárias ao exercício de determinada função e terá a duração de aproximadamente trinta minutos para os concursos B e C, e aproximadamente 60 minutos para o concurso D, obedecendo ao seguinte programa:
Concurso B:
Conhecimentos teórico-práticos na execução de alvenarias, muros e estruturas simples com ou sem armaduras, assentamento de manilhas e cantarias e trabalhos similares ou complementares dos descritos.
Concurso C:
Conhecimentos teórico-práticos em pavimentação a quente ou a frio, em trabalhos similares ou complementares dos descritos, designadamente na aplicação de betume asfáltico e manuseamento de cisterna.
Concurso D:
Execução de podas em altura, preparação de terreno para sementeiras de relva e corte, movimentação de espaços verdes;
7.2 - A Prova Prática de Conhecimentos (PPC), valorada de 0 a 20 valores, visa avaliar o conhecimento profissional e as competências técnicas dos candidatos necessárias ao exercício de determinada função e terá a duração aproximada de trinta minutos para os concursos A e E e aproximadamente 60 minutos para o concurso F, obedecendo ao seguinte programa:
Concurso A:
Manuseamento de instalações eléctricas;
Concurso E:
Conhecimentos teórico-práticos em trabalhos de conservação e reparação dos pavimentos e do respectivo sistema de drenagem, limpeza das valetas, desobstrução de aquedutos e conservação.
Concurso F:
Manuseamento de veículos pesados, máquinas pesadas de movimentação de terras, manuseamento de tractores agrícolas com as respectivas alfaias e reboque.
7.3 - A Avaliação Psicológica (AP) destinada a avaliar se, e em que medida, os candidatos dispõem das restantes competências exigíveis ao exercício da função, será avaliada numa escala de Elevado, Bom, Suficiente, Reduzido e Insuficiente, aos quais correspondem, respectivamente, as classificações de 20, 16, 12, 8 e 4 valores.
7.4 - A Entrevista Profissional de Selecção (EPS) visa avaliar, de forma objectiva e sistemática, a experiência profissional e aspectos comportamentais evidenciados durante a interacção estabelecida entre o entrevistador e o entrevistado, nomeadamente os relacionados com a capacidade de comunicação e de relacionamento interpessoal, será avaliada numa escala de Elevado, Bom, Suficiente, Reduzido e Insuficiente, aos quais correspondem, respectivamente, as classificações de 20, 16, 12, 8 e 4 valores.
7.5 - Classificação Final (CF): A resultante da média aritmética simples das classificações obtidas em cada um dos métodos de selecção:
Concurso A, D e F:
CF = PPC x 45 % + AP x 25 % + EPS x 30 %
em que:
CF - Classificação Final; PPC - Prova Prática de Conhecimentos, AP - Avaliação Psicológica e EPS - Entrevista Profissional de Selecção.
Concurso B, C e E:
CF = PCTO x 45 % + AP x 25 % + EPS x 30 %
em que:
CF - Classificação Final; PCTO - Prova de Conhecimentos Teórica Oral, AP - Avaliação Psicológica e EPS - Entrevista Profissional de Selecção.»
deve ler-se:
«7 - Métodos de selecção e critérios:
Concursos A, D e F - prova prática de conhecimentos (PPC), avaliação psicológica (AP) e entrevista profissional de selecção (EPS).
Concursos B, C e E - prova de conhecimentos teórica oral (PCTO), avaliação psicológica (AP) e entrevista profissional de selecção (EPS).
7.1 - A prova de conhecimento teórica oral (PCTO), valorada de 0 a 20 valores, visa avaliar o conhecimento académico e ou profissional e as competências técnicas dos candidatos necessárias ao exercício de determinada função e terá a duração de aproximadamente 30 minutos, obedecendo ao seguinte programa:
Concurso B - conhecimentos teórico-práticos na execução de alvenarias, muros e estruturas simples com ou sem armaduras, assentamento de manilhas e cantarias e trabalhos similares ou complementares dos descritos.
Concurso C - conhecimentos teórico-práticos em pavimentação a quente ou a frio, em trabalhos similares ou complementares dos descritos, designadamente na aplicação de betume asfáltico e manuseamento de cisterna.
Concurso E - conhecimentos teórico-práticos em trabalhos de conservação e reparação dos pavimentos e do respectivo sistema de drenagem, limpeza das valetas, desobstrução de aquedutos e conservação.
7.2 - A prova prática de conhecimentos (PPC), valorada de 0 a 20 valores, visa avaliar o conhecimento profissional e as competências técnicas dos candidatos necessárias ao exercício de determinada função e terá a duração aproximada de 30 minutos para o concurso A e aproximadamente 60 minutos para os concursos D e F, obedecendo ao seguinte programa:
Concurso A - manuseamento de instalações eléctricas.
Concurso D - execução de podas em altura, preparação de terreno para sementeiras de relva e corte, movimentação de espaços verdes.
Concurso F - manuseamento de veículos pesados, máquinas pesadas de movimentação de terras, manuseamento de tractores agrícolas com as respectivas alfaias e reboque.
7.3 - (Mantém-se.)
7.4 - (Mantém-se.)
7.5 - (Mantém-se.)
7.6 - Excepto quando afastados, por escrito, pelos candidatos que, cumulativamente, sejam titulares da categoria e se encontrem ou, tratando-se de candidatos colocados em situação de mobilidade especial, se tenham por último encontrado, a cumprir ou a executar a atribuição, competência ou actividade caracterizadoras dos postos de trabalho para cuja ocupação o procedimento foi publicitado, os métodos de selecção a utilizar no seu recrutamento são os seguintes:
Avaliação curricular e entrevista de avaliação de competências:
A avaliação curricular visa analisar a qualificação dos candidatos, designadamente, a habilitação académica ou profissional, percurso profissional, a relevância da experiência adquirida e da formação realizada, o tipo de funções exercidas e avaliação de desempenho obtida, considerando-se para o efeito todas as informações que respeitam ao período posterior à conclusão da habilitação literária exigida, de acordo com a seguinte fórmula e cujos resultados serão apurados na escala de 0 a 20 valores:
AC = (HA x 20 %) + (FP x 20 %) + (EP x 50 %) + (AD x 10 %)
A entrevista de avaliação de competências visa obter, através de uma relação interpessoal, informações sobre comportamentos profissionais directamente relacionados com as competências consideradas essenciais para o exercício da função, a aplicação deste método baseia-se num guião de entrevista composto por um conjunto de questões directamente relacionadas com o perfil de competências previamente definido.
Classificação final (CF) - a resultante da média aritmética simples das classificações obtidas em cada um dos métodos de selecção:
CF = (AC x 40 %) + (EAC x 60 %)
em que:
CF - classificação final;
AC - avaliação curricular;
EAC - Entrevista Avaliação de Competências.»
3 de Fevereiro de 2011. - O Vereador do Pelouro de Administração, Finanças e Desenvolvimento Económico, Celestino Portela.
304306287