Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 18/2011, de 13 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão-de-mar-e-guerra José António Croca Favinha

Texto do documento

Louvor 18/2011

Louvo o Capitão-de-mar-e-guerra, NII 20980, José António Croca Favinha, pela forma extraordinariamente dedicada e competente com que exerceu as suas funções no Comando Estratégico para a Transformação da Aliança Atlântica (Allied Command Transformation - ACT em Norfolk, Virgínia, EUA) no período de Outubro de 2007 a Setembro de 2010.

Oficial dotado de um elevado espírito de missão e de bem servir, dinâmico e determinado, o Capitão-de-mar-e-guerra Croca Favinha desempenhou as suas funções no Estado-Maior do SACT de forma entusiasta e dedicada, sendo de inteira justiça destacar como aspectos mais marcantes da sua comissão de serviço, a sua brilhante chefia do Departamento de Coordenação do Programa de Trabalho Cientifico Anual (SPOW Coordination Branch) até Fevereiro de 2010, e depois desta data, como consequência da alteração da organização da estrutura do ACT, da chefia do Command and Control Comprehensive Approach Branch.

Os seus conhecimentos dos processos de gestão de projectos, as suas elevadas capacidades de organização e de liderança pessoal, permitiram que a complexa coordenação do planeamento e controlo de execução dos programas de trabalho anuais da NATO Command, Control and Communications Agency (NC3A) e do NATO Undersea Research Centre (NURC), envolvendo todas as Divisões do ACT, o Allied Command Operations, os Centros de Excelência e as nações, decorressem de forma metódica e profissional, tendo os resultados obtidos contribuído decisivamente para o desenvolvimento das capacidades da Aliança e para a sua transformação. Foi ainda responsável pela coordenação da elaboração do novo Plano de Acção do NURC e pela elaboração do novo memorandum de entendimento entre o ACT e Itália para a operação do navio NATO de pesquisa costeira Leonardo. A sua acção determinante nestes dois projectos valeu-lhe rasgados elogios dos mais elevados escalões de comando do ACT.

Em 01 de Março de 2010 com o estabelecimento do novo cargo ficou responsável pelas perspectivas operacionais na determinação dos requisitos para o desenvolvimento de capacidades na área de Comando e Controlo, tendo desenvolvido um importante trabalho de coordenação na transição do Civil-Military Fusion Centre (CFC) para o estado de protótipo de uma capacidade operacional de partilha de informação entre militares e organizações civis, já estabelecida no teatro de operações do Afeganistão e em apoio à Operação Active Endeavour.

É por isso justo louvar o Capitão-de-mar-e-guerra Croca Favinha pelo seu excelente desempenho no Headquarters Supreme Allied Commander Transformation, que o credenciam como um militar de elevada craveira e o qual constituiu lustre para o País e para as Forças Armadas, considerando os serviços por ele prestados como muito relevantes, extraordinários e distintos.

Estado-Maior-General das Forças Armadas, 15 de Outubro de 2010. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, general.

204169819

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1216590.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda