A Revista da Armada tem por seu director, desde 1998, o Contra-almirante EMQ Luís Augusto Roque Martins.
Nestes últimos 12 anos, a Revista da Armada elevou-se a um patamar de reconhecida excelência, consubstanciada, entre outros atributos, na coerência da sua linha editorial, na oportunidade, interesse, equilíbrio e rigor dos seus conteúdos e na sua muito elevada qualidade gráfica. A Revista da Armada é hoje uma publicação periódica de grande prestígio, cuja edição é sempre aguardada com expectativa e interesse por marinheiros e não marinheiros e cuja leitura contribui, de uma forma significativa, para a divulgação da Marinha, nomeadamente da sua História, dos seus valores, da sua doutrina e da sua actividade. A Revista da Armada constitui-se hoje como um efectivo e eficaz instrumento de divulgação e enriquecimento da cultura naval, de suporte ao reforço do espírito de corpo dos servidores da Marinha e ao conhecimento público da sua missão.
Se na obra se revela o autor, neste caso espelha o mentor. Com efeito, os inquestionáveis méritos da Revista da Armada em muito devem ser creditados ao relevantíssimo desempenho do Contra-almirante Roque Martins, à sua direcção esclarecida, determinada, empenhada e rigorosa.
Possuidor de uma sólida cultura histórica e naval e alicerçado numa carreira longa e rica de experiências, o Contra-almirante Roque Martins tem porfiado, artigo por artigo, número após número, para que a "sua" revista, de que tanto se orgulha e à qual se dedica de alma e coração, seja o retrato fiel da Marinha a que devotou a sua vida. Avesso à mediocridade e à apatia, persistente e exigente para com os colaboradores, nem por isso deixa de concitar a admiração e o reconhecimento generalizados, dentro e fora de portas, pelo inestimável serviço que a Revista da Armada presta à Marinha e aos que nela servem e serviram.
Assim, é de toda a justiça dar público testemunho da excelência e da relevância do trabalho desenvolvido pelo Contra-almirante EMQ Luís Augusto Roque Martins na direcção da Revista da Armada, considerando que a sua acção se tem reflectido num contributo importantíssimo na promoção da cultura naval e para a divulgação e prestígio da Marinha, concedo-lhe, nos termos do disposto no artigo 3.º do Decreto 49 052, 11 de Junho de 1969, a Medalha Naval de Vasco da Gama.
Ministério da Defesa Nacional - Marinha, 15-11-2010. - O Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada, Fernando José Ribeiro de Melo Gomes, almirante.
204029372