Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 608/2010, de 10 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão-de-mar-e-guerra Jorge Manuel Nobre de Sousa

Texto do documento

Louvor 608/2010

Louvo o Capitão-de-mar-e-guerra, NII 24281, Jorge Manuel Nobre de Sousa, pela forma muito meritória como exerceu o Comando do N.R.P. "Alvares Cabral" enquanto Força Nacional Destacada, integrada no Standing NATO Maritime Group 1 (SNMG1), reiterando as excelentes qualidades profissionais e pessoais que já lhe eram sobejamente reconhecidas.

Oficial possuidor de uma extraordinária formação militar e humana, evidenciou excelentes capacidades de liderança, de planeamento e de organização no decurso da missão, apesar das acrescidas dificuldades inerentes ao processo de apoio logístico e aos desafios que sempre se colocam às guarnições, quando se opera por períodos tão longos e em áreas tão distantes.

Durante este período, o NRP "Alvares Cabral" sob o seu comando, exercendo as funções de navio Almirante da SNMG1, participou entre outras missões, no exercício "Loyal Midas" de certificação para a NRF 14, na operação "Active Endeavour" no Mar Mediterrâneo e na Operação "Ocean Shield" de combate à pirataria na costa da Somália e no Golfo de Aden, tendo a sua guarnição em todos os cenários alcançado elevados padrões de desempenho.

De realçar ainda, as importantes acções operacionais desenvolvidas sob o seu comando, nomeadamente a escolta a navios em risco de acções de pirataria, a recolha de informações sobre a actividade logística junto aos campos de piratas na costa da Somália e o controlo das actividades de imigração ilegal que se desenvolvem naquela área de operações. O planeamento das actividades operacionais, a célere resposta da unidade naval sob o seu comando e a qualidade das suas decisões, foram igualmente fundamentais no auxílio prestado a outras embarcações, que alvo de actos de pirataria necessitaram de apoio médico, técnico e de meios de subsistência.

Pela forma activa e dinâmica como sempre conduziu as suas acções de comando, associada à sua competência profissional e um apreciável bom senso, projectou no seio do SNMG1, uma excelente e consistente imagem das Forças Armadas Portuguesas, nomeadamente junto dos restantes comandantes das unidades navais que integraram esta força e das forças multinacionais com que interagiu, granjeando o seu respeito e amizade.

Oficial de vincada personalidade e firmeza de carácter, impôs-se por um excepcional conjunto de qualidades pessoais e virtudes militares de que se destacam a conduta nas relações humanas, a exigência da prática da disciplina e elevada preparação técnica e profissional. Assim, é de inteira justiça dar público testemunho dos serviços prestados pelo Capitão-de-mar-e-guerra Nobre de Sousa, merecedor de ser destacado e apontado como exemplo a seguir, pelos serviços por si prestados, devendo estes ser considerados muito relevantes, extraordinários e distintos, dos quais resultaram honra e lustre para a Instituição Militar.

Estado-Maior-General das Forças Armadas, 16 de Julho de 2010. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, general.

203899474

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1199422.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda