A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Aviso 188/2000, de 11 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Torna público ter Portugal depositado junto do Governo do Canadá, em 22 de Novembro de 1994, o instrumento de ratificação relativo ao Tratado sobre o Regime Céu Aberto, assinado em Helsínquia em 24 de Março de 1992.

Texto do documento

Aviso 188/2000
Por ordem superior se torna público que Portugal depositou, junto do Governo do Canadá, em 22 de Novembro de 1994, o instrumento de ratificação relativo ao Tratado sobre o Regime Céu Aberto, assinado em Helsínquia em 24 de Março de 1992.

Mais se torna público que a Ucrânia depositou o seu instrumento de ratificação, junto do Governo da Hungria, em 20 de Abril de 2000.

O Tratado foi aprovado, para ratificação, pela Resolução da Assembleia da República n.º 57/94 e foi ratificado pelo Decreto do Presidente da República n.º 70/94, ambos publicados no Diário da República, 1.ª série-A, n.º 212, de 13 de Setembro de 1994.

Nos termos do artigo XVII, o Tratado entrará em vigor na ordem jurídica internacional 60 dias após o depósito de 20 instrumentos de ratificação, incluindo os dos depositários e os dos Estados Partes, cuja atribuição individual de quotas passivas, conforme está especificado no anexo A, é igual ou superior a oito.

Sem prejuízo do disposto no artigo XVII, no sentido de facilitar a aplicação do presente Tratado, algumas das suas disposições serão aplicadas a título provisório e outras por etapas, nos termos do artigo XIII.

Mais se torna público que no dia 1 de Maio de 2000 a situação das assinaturas e das ratificações era a seguinte:

(ver quadro no documento original)
O Canadá formulou a seguinte declaração:
«O Governo do Canadá declara, relativamente à secção II do artigo XIII do Tratado sobre o Regime Céu Aberto, que começará por aplicar os privilégios e imunidades previstos nos termos permitidos pela lei canadiana e que está a estudar a possível necessidade de proceder a alterações legislativas para que o Canadá possa aplicar em pleno os privilégios e as imunidades previstos.»

Os Estados Unidos da América, em 4 de Fevereiro de 1994, formularam a seguinte declaração interpretativa:

«No que respeita ao artigo XII do Tratado sobre o Regime Céu Aberto, o Governo dos Estados Unidos da América formulou a seguinte declaração:

'O artigo XII do Tratado sobre o Regime Céu Aberto não modifica o direito internacional actual no que respeita à responsabilidade decorrente de danos ou prejuízos que possam resultar dos voos efectuados nos termos do Tratado. Não obriga a Parte Observadora a atribuir uma compensação relativa aos prejuízos ou danos causados à Parte Observada, ou a pessoas singulares ou colectivas ou aos seus bens, em resultado da utilização de um avião de observação, no decurso de um voo de observação, efectuado em conformidade com o Tratado sobre o Regime Céu Aberto, caso o avião em questão seja fornecido pela Parte Observada, nos termos do artigo VI do Tratado.

Mais ainda, os Estados Unidos da América reclamarão uma compensação à Parte Observada, sempre que se verifiquem prejuízos ou danos em relação aos Estados Unidos, incluindo, mas não limitados aos causados aos seus representantes nos voos, aos operadores de sensores e aos inspectores, em resultado da utilização de um avião de observação no decurso de um voo de observação efectuado nos termos do Tratado sobre o Regime Céu Aberto, caso o avião em questão tenha sido designado e fornecido pela Parte Observada, nos termos do artigo VI do Tratado.'»

O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte formulou a seguinte declaração relativa à aplicação territorial:

«Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, bailiado de Guernesey, bailiado de Jersey, ilha de Man, Anguila, Bermudas, ilhas Caimão, ilhas Falkland, Gibraltar, Montserrat, ilhas Pitcairn, Henderson, Duvie e Oeno, Santa Helena, dependências de Santa Helena, ilhas Georgia do Sul e ilhas Sandwich do Sul, terra antárctica Britânica, território britânico do oceano Índico, ilhas Turcas e Caicos, ilhas Virgens Britânicas, zonas de soberania do Reino Unido de Akrotiri e de Dhekelia na ilha de Chipre.»

Direcção-Geral dos Assuntos Multilaterais, 29 de Agosto de 2000. - A Directora de Serviços, Ana Martinho.

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/119718.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2001-12-14 - Aviso 123/2001 - Ministério dos Negócios Estrangeiros

    Torna público ter, segundo comunicação do Governo Canadiano de 2 de Novembro de 2001, o Governo da Federação Russa depositado em 2 de Novembro de 2001, o instrumento de ratificação referente ao Tratado sobre o Regime Céu Aberto, assinado em Helsínquia em 24 de Março de 1992.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda