Louvo o Sargento-Ajudante, NII 419483, José Francisco Cavaco dos Santos, pela forma relevante e distinta, como exerceu as funções de Supervisor de Operações e adjunto do Oficial de operações no Estado-Maior multinacional da Standing NATO Maritime Group One (SNMG1).
Militar com grande experiência operacional, responsável e determinado, conciliou de forma exemplar o seu elevado profissionalismo, iniciativa e dedicação ao serviço, com uma extraordinária lealdade que o tornaram num valioso colaborador directo do Oficial de Operações e do Chefe do Estado-Maior da SNMG1. Dinâmico, extremamente voluntarioso e de elevado espírito de bem servir, confirmou as sobejamente conhecidas aptidões e qualidades de liderança, transmitindo através da sua postura e dedicação, o exemplo e a conduta indispensáveis para promover e galvanizar o trabalho de equipa de forma eficaz.
Permanentemente atento aos detalhes, acompanhou de perto a evolução da situação nos diversos teatros de operações em que a SNMG1 esteve envolvida, designadamente no combate à pirataria marítima na Somália, operações Allied Protector e Ocean Shield, e nas acções de combate ao terrorismo no Mediterrâneo, no âmbito da operação Active Endeavour, bem como nos exigentes exercícios de certificação da NATO Response Force - Exercícios Loyal Mariner e Loyal Midas, não deixando dúvidas relativamente à sua elevada competência técnico-profissional e qualidades pessoais, tendo ficado patente perante todo o estado-maior a grande capacidade de trabalho, disponibilidade, empenho, iniciativa e reconhecido espírito de missão.
Possuidor de forte personalidade e indelével correcção, constituiu um referencial de homem e militar para superiores e inferiores hierárquicos, contribuindo decisivamente para a coesão, disciplina, motivação e moral da componente nacional do Staff.
Assim, é de inteira justiça louvar o Sargento-Ajudante Cavaco dos Santos, pelas excepcionais qualidades e virtudes militares e humanas demonstradas, que contribuíram de forma significativa para o elevado padrão imposto num Estado-Maior multinacional de um SNMG NATO, devendo os serviços por si prestados, ser considerados extraordinários, relevantes e distintos, dos quais resultaram honra para as Forças Armadas Portuguesas e para Portugal.
Estado-Maior-General das Forças Armadas, 23 de Junho de 2010. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, general.
203627434