Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 470/2010, de 30 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Louva o contra-almirante José Domingos Pereira da Cunha

Texto do documento

Louvor 470/2010

O Contra-Almirante, NII 816073, José Domingos Pereira da Cunha, exerceu o Comando de Nível Táctico do "Standing NATO Maritime Group One (SNMG1)" durante um ano, de Janeiro de 2009 a Janeiro de 2010. Fê-lo de forma notável demonstrando grande competência e invulgar capacidade de comando e liderança. Sob esse seu comando, uma força naval de constituição variável, realizou diversas operações militares com o objectivo de garantir a segurança e a liberdade de navegação no espaço marítimo ao largo da Costa da Somália. A missão foi cumprida nos melhores termos e com assinalável desempenho.

A acção do Contra-Almirante Pereira da Cunha foi também destacada pelos seus Comandantes da estrutura da NATO, que assinalaram como factores muito positivos a sua calma, sensatez e capacidade de decisão, mesmo nas situações mais difíceis.

Comandou Operações como a Active Endeavour no âmbito do Artigo 5.º da NATO, e no âmbito do Combate à Pirataria as Operações Allied Protector e Ocean Shield. Em todas elas além do inegável e objectivo rigor com que as planeou e comandou, são de sublinhar a sua capacidade de comando e liderança, o seu rigor e determinação.

Promovendo numa área de operações muito vasta e diversificada, uma elevadíssima taxa de presença no mar superior a 80 % do tempo de missão, a sua acção foi determinante na realização de outros eventos de elevado significado como a visita a Karachi, o NAC Sea Day executado na base naval de Rota, a visita a países não NATO como Malta, Quénia e Seicheles.

Esteve presente e fez contactos com altas entidades evidenciando qualidades de cortesia, sensatez e inteligência que contribuíram de forma inequívoca quer para o êxito da missão quer para o processo de Capacity Bulding da NATO.

Durante toda a missão o Contra-Almirante Pereira da Cunha confirmou as qualidades notáveis que tem revelado ao longo da sua carreira militar, elevando o prestígio das Forças Armadas e de Portugal.

É assim grato ao General Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas reconhecer publicamente o Contra-Almirante Pereira da Cunha como um oficial de elevado mérito devendo os seus serviços ser classificados como extraordinários, relevantes e distintos, resultando deles lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

Estado-Maior-General das Forças Armadas, 23 de Junho de 2010. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, general.

203627394

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1184134.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda