Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 446/2010, de 18 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão-de-mar-e-guerra Nuno Jorge Faria de Mendonça

Texto do documento

Louvor 446/2010

Louvo o Capitão-de-mar-e-guerra, NII 815973, Nuno Jorge Faria de Mendonça pelas excepcionais qualidades e virtudes militares e pela competência profissional demonstradas, no desempenho das funções de Chefe da Repartição de Relações Internacionais, da Divisão de Planeamento Estratégico Militar (DIPLAEM), do Estado-Maior-General das Forças Armadas, no período compreendido entre Setembro de 2006 e Janeiro de 2009.

Oficial responsável pelo relacionamento internacional na vertente militar, quer no âmbito bilateral quer multilateral, foi um dos representantes do Estado-Maior-General no Secretariado Permanente para os Assuntos de Defesa (SPAD), no quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Na sua acção revelou grande sensibilidade e profundos conhecimentos sobre o continente africano, acompanhando o evoluir das questões de segurança, nas áreas em conflito, de modo constante e seguro. Participou no desenvolvimento do conceito de escola de formação de formadores, demonstrando invulgar capacidade de coordenação dos diversos intervenientes e conseguindo atingir esse objectivo com rapidez e eficácia.

Desenvolveu, também, trabalho de notável qualidade na organização das diversas reuniões ocorridas em Portugal, tanto no âmbito das "Staff Talks" com os Estados Unidos da América, Reino Unido, França, Alemanha, Holanda e Brasil como nas reuniões dos Estados-Maiores Peninsulares em que apoiou, directamente e de forma superior, o Chefe da Representação Portuguesa.

Oficial muito organizado, trabalhou com profundidade dossiers relativos a Países Parceiros, tanto no âmbito da OTAN como da União Europeia, proporcionando pareceres e análises de grande qualidade. Merece ainda destaque a rapidez e profundidade com que produziu análises sobre zonas de conflito, não só relativas ao Continente Africano mas também ao Mediterrâneo Oriental e Médio Oriente.

Evidenciando permanentemente um elevado espírito de colaboração, muito contribuiu para o estabelecimento de um relacionamento exemplar e extremamente produtivo, tanto a nível interno, do Estado-Maior-General, como com os Ramos das Forças Armadas e com o Ministério da Defesa Nacional.

A excelência do seu trabalho, o seu elevado espírito de missão, a sua sólida formação militar, na afirmação constante de elevados dotes de carácter, e uma inexcedível dedicação e disponibilidade, fazem jus a que os serviços prestados pelo Capitão-de-mar-e-guerra Faria de Mendonça, de que resultou honra e lustre para a Instituição Militar, sejam considerados relevantes, extraordinários e distintos.

Estado-Maior-General das Forças Armadas, 23 de Abril de 2010. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, General.

203595991

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1182234.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda