Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 347/2010, de 26 de Julho

Partilhar:

Sumário

Avoca o louvor concedido ao tenente-coronel de infantaria Nuno Correia Barrento de Lemos Pires

Texto do documento

Louvor 347/2010

Avoco, nos termos do disposto no n.º 4 do artigo 64.º do RDM, o louvor concedido ao Tenente-Coronel de Infantaria, NIM 15372686, Nuno Correia Barrento de Lemos Pires pelo Chefe do Estado-Maior do Exército e que seguidamente se transcreve:

«Louvo o Tenente-Coronel de Infantaria, NIM 15372686, Nuno Correia Barrento de Lemos Pires, pela forma como contribuiu significativamente para a eficiência, prestigio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas, nas funções de Chief of Staff (COS) Mentor na Operational Mentol and Liaison Team (OMLT) da Kabul Capital Division (KCD), quando esta Força integrou a International Security Assistance Force (ISAF) da OTAN, no exigente teatro de operações do Afeganistão e pela forma extraordinária como comandou o 2.º Batalhão de Infantaria Mecanizado (2.ºBIMec), ao longo dos últimos 2 anos.

O Tenente-Coronel Lemos Pires revelou um extraordinário desempenho nas exigentes funções de Mentor do BGen Chefe do Estado-Maior da KCD, tendo a sua acção sido fundamental para a coordenação e funcionamento do EM daquela grande unidade. Neste âmbito, obteve um notável sucesso na forma como utilizou o treino, a discussão e o aconselhamento no apoio às actividades desenvolvidas pelo seu mentorado. Na sequência dos objectivos de mentoria estabelecidos pela OMLT, foi chamado a alargar a sua actividade ao Departamento Religioso e Cultural da Divisão, o que fez com grande abnegação e espírito de missão. Nesta área, crucial na aproximação do Exército Afegão à sociedade civil, mercê da sua mentalidade aberta e capacidade de adaptação a novas realidades sociais, revelou ser um excelente conselheiro e possuir especial sensibilidade para a componente civil-militar e acção humanitária.

Graças à sua capacidade de iniciativa, dinamismo e sentido de cooperação orientou e acompanhou diversas operações de ajuda humanitária a campos de pessoas deslocadas das Províncias de Helmand e Kandahar, algumas de elevado risco, nas áreas mais menos seguras da Província de Kabul, demonstrando grande coragem moral e física. Também no quadro da mentoria a este Departamento, foi relevante a consecução da aprovação para construção de uma escola de 2300 alunos, num bairro carenciado, em Kabul.

No âmbito técnico-profissional, o Tenente-Coronel Lemos Pires relevou elevada competência e relevantes qualidades pessoais na forma como interagiu não só com os militares Afegãos, mas também com os intérpretes e os muito militares de várias nacionalidades. A sua acção, esclarecida e determinada, foi decisiva para o êxito da missão da OMLT KCD.

Como comandante do 2.º BIMec, o Tenente-Coronel Lemos Pires, demonstrou possuir uma excelente preparação técnico-militar e desenvolveu uma acção de comando exemplar, que se reflectiu em todo o efectivo do 2.º Batalhão de Infantaria Mecanizado na forma pronta e eficiente como cumpriu cabalmente a variada gama de missões atribuídas, com destaque para as de natureza operacional, bem patentes no desempenho da unidade durante os Exercícios da série Rosa Brava, em 2008 e 2009 e ainda nos da série ORION. De realçar também a participação notável da unidade por si comandada em inúmeras cerimónias representativas da Brigada Mecanizada, como sejam as do Dia do Exército em Faro em 2008, bem como o importante papel deste Batalhão na formação de quadros e tropas no âmbito dos sistemas mecanizados, numa demonstração plena da sua capacidade de comando, liderança, disponibilidade e espírito de sacrifício.

O Tenente-Coronel Lemos Pires revelou-se um oficial muito activo, dedicado, diligente e inovador na elaboração de importantes estudos técnicos de que foi responsável, no âmbito da preparação do Programa de "upgrade" das viaturas da família M113, bem como outros equipamentos e armamento de Infantaria, como sejam os morteiros pesados, dando uma vez mais provas da sua capacidade de organização e de profundos conhecimentos técnicos e funcionais sobre a sua Arma. Possuidor de uma cultura geral e militar invulgar, em particular no domínio da História Militar, foi frequentemente convidado a participar em palestras e conferências, no país e no estrangeiro, o que efectuou mercê da sua grande disponibilidade e da sua aptidão para bem servir.

Pelos seus serviços de carácter militar relevantes e extraordinários, pela sua demonstrada lealdade e abnegação, é de inteira justiça a atribuição deste público louvor ao Tenente-Coronel Lemos Pires, devendo os serviços por si prestados ao Exército e às Forças Armadas Portuguesas serem considerados muito relevantes e distintos e dos quais, inegavelmente resultaram honra e lustre para o Exército, para as Forças Armadas e para a Pátria Portuguesa.

Lisboa, 12 de Julho de 2010. - O Chefe do Estado-Maior do Exército, José Luís Pinto Ramalho, General.»

Estado-Maior-General das Forças Armadas, 14 de Julho de 2010. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, General.

203502629

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1176383.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda