Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 346/2010, de 26 de Julho

Partilhar:

Sumário

Louva o coronel de infantaria José Manuel Lopes dos Santos Correia

Texto do documento

Louvor 346/2010

Louvo o Coronel de Infantaria, NIM 00370082, José Manuel Lopes dos Santos Correia, pela forma extraordinariamente competente e esclarecida, como desempenhou as funções de Comandante da 2.ª Operational Mentor and Liaison Team (OMLT) da Kabul Capital Division (KCD) e Senior National Representative (SNR) na International Security Assistance Force (ISAF), no exigente Teatro de Operações do Afeganistão.

No âmbito das suas atribuições, desenvolveu um notável trabalho de parceria com a estrutura de Comando e Estado-Maior das forças afegãs permitindo criar as condições necessárias para um extraordinário desempenho dos militares portugueses que sob o seu comando desenvolveram as actividades de assessoria. A sua iniciativa e empenho foram determinantes para o levantamento de um exemplar modelo de Centro de Operações da KCD, que reconhecidamente tem merecido os mais rasgados elogios por parte das autoridades afegãs e da ISAF.

É de evidenciar a forma como se voluntariou para comandar esta OMLT, reunindo rapidamente uma equipa de militares de reconhecida capacidade de liderança, amplamente demonstrada nas inúmeras operações por si orientadas e executadas, algumas de elevado risco, nas áreas mais difíceis da província de Cabul.

Oficial dotado de esmerada educação, de primoroso relacionamento humano, privilegiando a lealdade e clareza de procedimentos, revelou inteligência, sólida cultura geral e militar e evidentes capacidades técnico-profissionais, que facilitaram a excelência do relacionamento com os comandos internacionais que lidaram com as forças portuguesas e em especial com os muitos Oficiais Generais das Forças Armadas do Afeganistão.

Na qualidade de SNR realizou a sua missão com excepcional bom senso, impondo-se com naturalidade ao respeito e elevada consideração não só dos que com ele privaram, mas também junto na comunidade dos SNR, das diversas forças destacadas de outros países, onde foi sempre considerado e respeitado. Afirmou-se constantemente como um chefe militar de elevado valor, no qual se reconheceram, em permanência, um notável conjunto de qualidades pessoais e virtudes militares que levam a considerá-lo como oficial de excepção.

Pelas relevantes e excepcionais qualidades pessoais e profissionais demonstradas, aliadas a dotes de disciplina e de um exemplar sentido de camaradagem, é o Coronel Santos Correia merecedor de ser apontado como um oficial distinto e os serviços de por si prestados às Forças Armadas Portuguesas de que resultaram honra e lustre para a Pátria Portuguesa, justamente classificados de extraordinários, relevantes e distintos.

Estado-Maior-General das Forças Armadas, 19 de Abril de 2010. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, General.

203505764

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1176382.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda