Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 330/2010, de 20 de Julho

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão-de-fragata Mário Francisco da Silva Gouveia

Texto do documento

Louvor 330/2010

Louvo o Capitão-de-fragata, NII 24284, Mário Francisco da Silva Gouveia que desempenhou as funções de Staff Officer ASW (OMN UOX 0020) na secção de Operações do Commander Submarines North (COMSUBNORTH), do Component Command - Maritime Headquarters Northwood, Reino Unido, onde prestou serviço durante três anos.

O Capitão-de-fragata Silva Gouveia desde cedo se evidenciou na equipa do COMSUBNORTH (CSN) pelos seus sólidos conhecimentos técnicos e experiência operacional, o que aliado à sua postura sempre positiva e excelente capacidade de relacionamento o tornaram num elemento preponderante daquela equipa.

Na secção de operações salienta-se o trabalho desenvolvido no planeamento do apoio de submarinos para a Standing Naval Maritime Group 1, durante a missão ao torno de África em 2007; tendo sido responsável pela manutenção da Situational Awareness dos submarinos na área de responsabilidade funcional do CSN e um dos oficiais escolhidos para as funções de Battle Watch Captain no MCC Northwood para a operação Allied Protector, operação contra os actos de pirataria ao largo da Somália.

Ainda na secção de operações, o Capitão-de-fragata Silva Gouveia foi o responsável pelos relatos de prontidão de submarinos da NRF 9 e 10 e pela produção, na parte relacionada com submarinos, das novas SOP para o JFMCC, da nova estrutura de comando da NATO. Foi ainda um dos controladores de submarinos ou Submarine Event Manager durante a fase de execução dos exercícios Steadfast Jaw 06 e 08, Noble Mariner 07, Loyal Mariner 08 e 09, tendo também executado a função de CTG Submarines no exercício Steadfast Joiner 08, integrando a estrutura LOCON.

Para além daquelas diversificadas tarefas na secção de Operações, o Capitão-de-fragata Silva Gouveia esteve também activo na secção de exercícios, tendo sido nomeado membro do CC-MAR Northwood Core Planning Team para os exercícios Steadfast Jaw 07 e 08, Noble Mariner 07, Loyal Mariner 08 e 09, Brilliant Mariner 10, e participando no processo de planeamento do exercício Cooperative Marlin 07.

Reconhecido como oficial experiente e de elevada competência, foi também solicitada a sua contribuição para a secção de Plans and Policy, como membro do quartel da Management Plan Revamp Team, na revisão da nova estrutura de comando e Peace Establishement no que concerne ao comando de submarinos, bem como na revisão do MOU entre CSN e o CTF 311 para as tarefas de autoridade de aconselhamento dos movimentos de submarinos e de SUBOPAUTH. A estas tarefas o Capitão-de-fragata Silva Gouveia juntou as de Chairman do Waterspace Management Sub Working Group do Maritime CIS User Group (MCUG), onde foi responsável por todos os aspectos do módulo de WSM do MCCIS, sistema de comando e controlo em uso na componente marítima.

O Capitão-de-fragata Silva Gouveia deu pois um contributo excepcional, como oficial de operações submarinas, tendo os seus conhecimentos, experiência, sua confiança e estatura permitido que assumisse ter um papel preponderante e activo tanto no COMSUBNORTH como no restante quartel, tornando-o um excelente embaixador das Forças Armadas Portuguesas.

Assim, pela elevada competência profissional, dedicação e sentido de responsabilidade demonstradas, o Capitão-de-fragata Silva Gouveia granjeou a consideração de todos com que se relacionou, pelos serviços prestados, os quais considero extraordinários, relevantes e distintos da qual resultou inequívoco prestígio para as Forças Armadas e para Portugal.

Estado-Maior-General das Forças Armadas, 02 de Outubro de 2009. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, General.

203484112

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1175084.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda