A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Resolução do Conselho de Ministros 47/83, de 19 de Outubro

Partilhar:

Sumário

Cria condições para reforço da promoção turística nos mercados de maiores potencialidades a curto prazo.

Texto do documento

Resolução do Conselho de Ministros n.º 47/83

Considerando a importância e o peso dos diversos mercados estrangeiros na geração de turismo para Portugal através, por um lado, dos indicadores estatísticos do passado relativos aos fluxos turísticos com destino a Portugal e, por outro lado, pelas previsões já estabelecidas de evolução relativa à década de 80, quer no da própria Secretaria de Estado do Turismo;

Tendo em vista racionalizar a aplicação de meios do erário público português à actividade promocional do nosso turismo externo, que depende, para o conjunto do País, numa fortíssima proporção, superior a 85%, de 7 grandes mercados geradores ocidentais;

Procurando com realismo pôr termo ao arrastamento de situações orçamentais que desprestigiam a actuação promocional do turismo português e lhe criam dificuldades que põem em causa a sua eficiência;

Tendo em atenção as indispensáveis restrições financeiras que têm de presidir à elaboração do Orçamento do Estado, correspondentes à intenção firme do Governo de resolver os problemas de base da economia portuguesa;

Tomando em consideração o papel relevante que os industriais do sector do turismo têm assumido, e demonstrado querer desenvolver, de parceiros activos da promoção internacional do nosso turismo, participando quer no seu custo quer na definição da sua programação e respectiva condução:

O Conselho de Ministros, reunido em 13 de Setembro de 1983, resolveu:

1 - Dotar os centros de turismo de Portugal (CTP) nos 7 principais mercados do nosso turismo (Espanha, Reino Unido, RFA, França, Benelux, Escandinávia e EUA) com os meios financeiros indispensáveis à prossecução de uma agressiva actividade promocional nesses tão importantes mercados.

2 - Criar o centro de turismo de Portugal na Escandinávia, cuja acção abrangerá a Suécia, a Dinamarca, a Noruega e a Finlândia, com sede em Estocolmo.

3 - Desactivar, na conformidade, os centros de turismo de Portugal na Suécia e na Dinamarca.

4 - Em ordem a adequar os serviços às necessidades existentes, desactivar as subdelegações de turismo existentes, bem como os centros e delegações de turismo sediados em países não compreendidos nos números anteriores, criando em substituição e onde se justifique o cargo de representante do turismo português, cujos titulares funcionarão junto dos respectivos serviços diplomáticos nacionais ou das representações do ICEP e TAP no País.

5 - Nos países que, nos termos do número anterior, não seja criado representante do turismo português, o Ministério do Comércio e Turismo promoverá junto dos organismos e entidades referidos (serviços diplomáticos, ICEP e TAP) que tenham aí representações as formas de organização e acção mais adequadas à defesa e implementação dos interesses turísticos nacionais.

6 - Cometer ao Ministério do Comércio e Turismo a definição dos serviços de turismo que assegurarão a superintendência técnica e o apoio financeiro à actuação dos representantes do turismo português.

7 - Cometer, de igual modo, ao Ministério do Comércio e Turismo, relativamente a todos os serviços que se venham a encerrar, a condução das diligências necessárias ao regresso à Direcção-Geral do Turismo do pessoal comissionado e à dispensa do contratado de direito local, com observância da legislação laboral de cada país, e, bem assim, das que digam respeito à cessação da utilização das correspondentes instalações e equipamentos.

8 - Assegurar, por intermédio do Fundo de Turismo, a cobertura dos encargos que resultem dos encerramentos ora determinados e se não comportem nos duodécimos ainda não utilizados pela Direcção-Geral do Turismo relativos aos orçamentos dos CTP e delegações de turismo.

Presidência do Conselho de Ministros. - O Primeiro-Ministro, Mário Soares.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1983/10/19/plain-116339.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/116339.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda