Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 244/2010, de 10 de Maio

Partilhar:

Sumário

Concessão de louvor à Guarda Nacional Republicana

Texto do documento

Louvor 244/2010

Dando pública expressão ao profundo reconhecimento que lhe é inteiramente devido, louvo a Guarda Nacional Republicana (GNR) pela forma notável como tem cumprido as missões nacionais e internacionais que lhe foram atribuídas, prestigiando o País e honrado todos quantos ao longo de quase um século nela serviram.

Afirmando-se em todas as circunstâncias como uma força credível e de grande mérito, a destacada acção colectiva dos contingentes enviados para missões nos teatros de operações de Timor-Leste, do Iraque e da Bósnia-Herzegovina tem sido fundamental para o reconhecimento internacional do seu desempenho e a consolidação como instituição de referência entre forças congéneres.

Também a qualificada participação individual de militares da Guarda em missões como observadores ou colaboradores de organizações internacionais em Angola, no Kosovo, na Roménia, na Macedónia, no Haiti, na Libéria, na Costa do Marfim, na Geórgia, na Palestina e na República Democrática do Congo justificam o apreço em que é tida a presença da Guarda além-fronteiras, e os reiterados convites que lhe são dirigidos para participar noutras operações multinacionais.

Determinantes para a projecção da imagem da Guarda e do papel desempenhado pelo nosso País no apoio às nações em vias de desenvolvimento são, igualmente, as acções de formação levadas a cabo pelos militares da Guarda no âmbito da cooperação técnico-policial junto das forças de segurança dos Estados que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Região Administrativa Especial de Macau. O exemplar comportamento dos elementos da Guarda e a constatação da qualidade do seu trabalho têm levado à adopção, por parte das forças dos países lusófonos, dos seus modelos organizativos e funcionais e dos princípios em que assenta toda a sua actividade, assim ajudando ao reforço dos laços que unem estes países a Portugal.

Os altos padrões de excelência atingidos pela Guarda em missões internacionais têm sido possíveis graças não só à competência e qualificação dos seus profissionais, mas sobretudo à extraordinária capacidade demonstrada pelos homens e mulheres que nela servem para interagir e dialogar com povos de outras nações. Verdadeiros embaixadores do País e praticantes da diplomacia do afecto junto das populações, são dignos representantes daqueles que, no passado, difundiram a nossa cultura, a nossa história e os nossos valores pelos quatro cantos do Mundo.

Mas a Guarda não esgota na componente operacional o seu engenho para a divulgação externa do valor do militar português: também na vertente lúdica constitui um instrumento de eleição para a difusão da cultura e da arte nacionais. As actuações da Banda e da Charanga a Cavalo em festivais de música militar, em particular as exibições na Alemanha, no Brasil, na Bélgica, em Espanha, em França, na Holanda, em Inglaterra, em Itália, no Luxemburgo e na Suíça, conjuntamente com grupos pertencentes a forças armadas e de segurança de outros países, têm sido sempre consideradas de qualidade inigualável, surpreendendo pela inovação, pela criatividade e pelo primor técnico evidenciados.

Por tudo quanto fica expresso, é da mais elementar justiça considerar que os serviços prestados pela Guarda Nacional Republicana (GNR) se traduzem em altíssimo prestígio para Portugal, deles tendo resultado honra e lustre para o País, devendo, por isso, ser publicamente classificados como extraordinariamente importantes, relevantes e distintíssimos.

20 de Abril de 2010. - O Ministro da Administração Interna, Rui Carlos Pereira.

203221834

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1159308.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda