A partir do dia 27 de Agosto de tarde este serviço será suspenso durante um periodo indeterminado que se espera curto. Lamento qualquer inconveniente que isto possa causar.

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Regulamento 343/2010, de 9 de Abril

Partilhar:

Sumário

Regulamento do Doutoramento de Ciências Biomédicas

Texto do documento

Regulamento 343/2010

Regulamento do Curso de Doutoramento em Ciências Biomédicas

Preâmbulo

O ciclo de estudos de Doutoramento em Ciências Biomédicas organiza, estrutura e explicita o percurso de um estudante de doutoramento ao longo das fases que constituem o seu trabalho. O presente regulamento descreve as atribuições dos órgãos de gestão desse ciclo de estudos, a sua organização e funcionamento, e os mecanismos de orientação e acompanhamento de um candidato para obter o grau de Doutor em Ciências Biomédicas, dando cumprimento ao disposto no Decreto-Lei 74/2006, de 24 de Março e no Regulamento do Ciclo de Estudos Conducentes à Obtenção do Grau de Doutor pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (Despacho (extracto) n.º 20095/2008, de 29 de Julho e Despacho (extracto) n.º 24310/2009, de 4 de Novembro).

Segundo o artigo 31.º do Decreto-Lei 74/2006, de 24 de Março, o ciclo de estudos conducente ao grau de doutor é constituído pela:

a) Realização de uma tese original e especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento ou da especialidade;

b) Eventual realização de unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação, cujo conjunto se denomina Curso de Doutoramento, sempre que as respectivas normas regulamentares o prevejam.

c) a seguir se indica a estrutura curricular, o plano de estudos, as unidades curriculares que dele possam fazer parte, assim como as correspondentes unidades de créditos ECTS referentes às diferentes especialidades.

Doutoramento em Ciências Biomédicas

(registado na Direcção-Geral do Ensino Superior com o número R/B-Cr 228/2009)

Estrutura curricular e plano de estudos, apresentados nos termos das normas técnicas aprovadas pelo Despacho 10543/2005 (2.ª série), de 11 de Maio (anexo II).

1 - Estabelecimento de ensino: Universidade Nova de Lisboa.

2 - Unidade Orgânica: Instituto de Higiene e Medicina Tropical.

3 - Curso de Doutoramento: Doutoramento em Ciências Biomédicas.

4 - Grau: Doutor.

5 - Área Científica predominante do Curso de Doutoramento: Ciências da Vida (Ciências Biomédicas).

6 - Número de créditos, segundo o sistema europeu de transferência de créditos, necessários à obtenção do grau ou diploma: 240.

7 - Duração normal do Curso de Doutoramento: 8 semestres lectivos.

8 - Opções, ramos ou outras formas de organização de percursos alternativos em que o Curso de Doutoramento se estrutura: três especialidades - Biologia Celular e Molecular (BCM), Microbiologia (M), Parasitologia (P).

9 - Áreas científicas e créditos que devem ser reunidas para a obtenção do grau ou diploma:

Especialidade em Biologia Celular e Molecular

QUADRO N.º 1

(ver documento original)

Especialidade em Microbiologia

QUADRO N.º 2

(ver documento original)

Especialidade de Parasitologia

QUADRO N.º 3

(ver documento original)

10 - Observações:

As unidades curriculares de opção livre visam permitir que os estudantes orientem a sua formação para competências ao nível da especialidade e para competências complementares, nos domínios de aplicação do seu interesse.

Os 16 ECTS em regime de opção livre, podem ser no Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT/UNL) ou fora dele no âmbito nacional ou internacional.

11 - Plano de estudos:

Universidade Nova de Lisboa

Instituto de Higiene e Medicina Tropical; Doutoramento em Ciências Biomédicas

Grau de Doutor; Ciências Biomédicas

Especialidade de Biologia Celular e Molecular

1.º semestre

QUADRO N.º 1

(ver documento original)

2.º semestre

QUADRO N.º 2

(ver documento original)

Especialidade de Microbiologia

1.º semestre

QUADRO N.º 3

(ver documento original)

2.º semestre

QUADRO N.º 4

(ver documento original)

Especialidade de Parasitologia

1.º semestre

QUADRO N.º 5

(ver documento original)

2.º semestre

QUADRO N.º 6

(ver documento original)

3.º a 8.º semestres

QUADRO N.º 7

(ver documento original)

Instituto de Higiene e Medicina Tropical, em 2010-03-29. - O Director, Professor Doutor Paulo Ferrinho.

203095831

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1152095.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga aos seguintes documentos (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 2006-03-24 - Decreto-Lei 74/2006 - Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

    Aprova o regime jurídico dos graus e diplomas do ensino superior, em desenvolvimento do disposto nos artigos 13.º a 15.º da Lei n.º 46/86, de 14 de Outubro (Lei de Bases do Sistema Educativo), bem como o disposto no n.º 4 do artigo 16.º da Lei n.º 37/2003, de 22 de Agosto (estabelece as bases do financiamento do ensino superior).

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda