Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 112/2010, de 1 de Março

Partilhar:

Sumário

Louva o tenente-coronel de infantaria Paulo Jorge da Ponte Figueiredo

Texto do documento

Louvor 112/2010

Louvo o Tenente-Coronel de Infantaria, NIM 09091485, Paulo Jorge da Ponte Figueiredo, pela forma extraordinária, honrosa e brilhante como nos últimos dois anos e meio desempenhou o seu serviços nas funções de Chefe da Repartição de Operações do Comando Operacional da Madeira, demonstrou actos de esclarecido e excepcional zelo, revelando ser possuidor de elevadíssima competência profissional e excepcionais qualidades e virtudes militares.

Oficial de excelente craveira técnico profissional, dinâmico, criativo e com visível iniciativa, desenvolveu um trabalho notável no processo de planeamento e a condução do treino operacional conjunto no Arquipélago da Madeira, incumbência prioritária do Comando Operacional da Madeira. A sua acção foi determinante em reestruturar o processo dos Exercícios, relevar os objectivos de treino e que os produtos resultantes fossem documentos de referência para a melhoria da eficiência e eficácia da actuação conjunta das Forças Armadas.

Assim, em cinco exercícios conjuntos ZARCO foi o oficial primariamente responsável pela condução do Exercício e pela elaboração dos respectivos produtos, EXPLAN e FER, documentos de inegável qualidade e importantes instrumentos para a elaboração dos planos de contingência para a eventual, mas possível, intervenção das Forças Armadas na Região Autónoma da Madeira no âmbito da Segurança Interna e da Protecção Civil.

A sua superior capacidade de trabalho, valor intelectual, perseverança e extremo bom senso permitiram a desejável ligação com as diferentes entidades regionais no âmbito operacional e, mercê de uma visão estratégica abrangente, promoveu o treino em cooperação e colaboração, respectivamente, das Forças e Serviços de Segurança e do Serviço Regional de Protecção Civil, em que o processo de planeamento e condução dos exercícios foi alicerçado na doutrina OTAN.

Como Chefe da Repartição de Operações distinguiu-se como coordenador e protagonista no aconselhamento oportuno na fase de revisão do edifício legislativo com implicações no Comando Operacional da Madeira e no processo de revisão das directivas relativas à defesa aérea em tempo de paz e de colaboração das forças armadas em operações de protecção civil, promovendo a sua adequação à área de operações da Madeira de modo a obter ganhos de eficiência, assente numa lógica de desenvolvimento de capacidades.

A sua sabedoria, criatividade e excelência no desempenho das suas funções, e evidenciando dotes e virtudes de natureza extraordinária, de que se destacam as qualidades de obediência e disponibilidade, de lealdade e sigilo, e uma exemplar camaradagem, o Tenente-Coronel Ponte Figueiredo granjeou o reconhecimento e estima dos militares e das entidades militarizadas e civis que com ele privaram, merecendo ser destacado e apontado como exemplo a seguir tendo contribuído significativamente para a melhoria do potencial desempenho operacional, conjunto e cooperativo, das Forças Armadas na Região Autónoma da Madeira, devendo os excelentes serviços por si prestados serem considerados como muito relevantes, extraordinários e distintos, dos quais tem resultado honra e lustre para as Forças Armadas e para o País.

Estado-Maior-General das Forças Armadas, 18 de Fevereiro de 2010. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Valença Pinto, General.

202945552

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1142926.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda