Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 112/2010, de 12 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Concessão da medalha de mérito militar de 2.ª classe ao tenente-coronel de infantaria Manuel Joaquim Moreno Ratão

Texto do documento

Portaria 112/2010

Louvo o tenente-coronel de infantaria NIM 02033185, Manuel Joaquim Moreno Ratão, pelas excepcionais qualidades e virtudes militares reveladas ao longo dos quatro anos que desempenhou nas funções de professor na Área de Ensino Específica do Exército, no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM).

Colocado no Gabinete de Defensiva, o tenente-coronel Moreno Ratão, com grande entusiasmo, dedicação e elevada competência profissional, preparou e coordenou as actividades inerentes à sua função e responsabilidade, com elevado espírito de missão, denotando abnegação e lealdade para com os seus pares, alunos e superiores. Para além das aulas e participação em temas tácticos, é de destacar a forma como planeou e dirigiu os exercícios CAX dos Cursos de Promoção a Oficial Superior das Armas e Serviços e do Curso de Estado-Maior/Exército.

Com apurado sentido crítico, entusiasmo e aturado labor, o tenente-coronel Moreno Ratão participou na elaboração dos diversos manuais que ao longo deste quatro anos foram elaborados, contribuindo, desse modo, para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do IESM e da Área de Ensino Específica do Exército, considerando-o com um exemplo para todos os que com ele servem neste Instituto.

Nomeado como director do Projecto 2 - Instituto Superior de Ensino Militar em Angola, representou exemplarmente o IESM, o Exército Português e Portugal, demonstrando elevado espírito de sacrifício e de obediência, amplamente reconhecidos pelos seus colaboradores no projecto e pelas entidades militares angolanas que com ele trabalharam e privaram. Face às permanentes solicitações e resolução de imprevistos que uma missão dessa importância acarreta para o prestígio de Portugal no estrangeiro, a competência profissional e o espírito de bem servir nas diferentes circunstâncias revelam a afirmação constante dos seus elevados dotes de carácter, lealdade e abnegação, facilmente identificados por quem colabora com o tenente-coronel Moreno Ratão.

Pelo que precede, é o tenente-coronel Moreno Ratão merecedor deste público reconhecimento e os serviços por si prestados devem ser considerados como relevantes e de muito elevado mérito, dos quais resultou honra e lustre para o IESM, as Forças Armadas e para o Ministério da Defesa Nacional.

Assim, nos termos da competência que me é conferida pelo n.º 1 do artigo 34.º e atento o disposto no n.º 1 do artigo 20.º, da alínea b) do artigo 22.º e do n.º 2 do artigo 23.º, todos do Regulamento da Medalha Militar e das Medalhas Comemorativas das Forças Armadas, aprovado pelo Decreto-Lei 316/2002, de 27 de Dezembro, concedo a medalha de mérito militar de 2.ª classe ao tenente-coronel de infantaria Manuel Joaquim Moreno Ratão.

25 de Janeiro de 2010. - O Ministro da Defesa Nacional, Augusto Ernesto Santos Silva.

202889209

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1139417.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda