Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1196/2013, de 23 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão de mar e guerra Carlos Miguel Reis Silva de Oliveira e Lemos

Texto do documento

Louvor 1196/2013

Louvo o Capitão-de-mar-e-guerra, NII 20179, Carlos Miguel Reis Silva de Oliveira e Lemos, pela forma altamente honrosa e brilhante como exerceu as múltiplas funções que lhe foram atribuídas, ao longo de trinta e quatro anos de serviço, dedicado à Marinha e às Forças Armadas e em particular nas suas últimas atribuições, como Coordenador da Área de Ensino de Estratégia e da Área de Ensino Específico da Marinha, no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), entre 7 de setembro de 2010 e 27 de setembro de 2013.

O Capitão-de-mar-e-guerra Oliveira e Lemos cessou as suas funções no IESM e, em breve, passará à situação de reserva, a seu pedido, culminando assim, uma longa carreira. Oficial com um conjunto de excecionais qualidades militares, uma inteligência e dedicação ao serviço ímpares, é detentor de indeléveis referenciais éticos e morais que orgulhosamente ostenta e lhe são reconhecidos por todos os superiores, pares e inferiores hierárquicos que tiveram o privilégio de com ele trabalhar e ou privar.

Ao longo de toda a sua eclética carreira, o Capitão-de-mar-e-guerra Oliveira e Lemos, Engenheiro Hidrógrafo, desempenhou múltiplas funções de comando, de direção e técnicas, tanto no mar como em terra, com elevado brilho e profissionalismo, como atestam os muitos louvores e condecorações com que foi agraciado. No mar, destacou-se no Comando do NRP D. Carlos I e do Agrupamento de Navios Hidrográficos, nas funções de oficial imediato no NRP Rovuma e ainda enquanto oficial de guarnição no NRP Almeida Carvalho. Em terra, salientam-se as funções que desempenhou de Adjunto Técnico na Divisão de Ondas e Marés e na Divisão de Oceanografia, da Direção Técnica do Instituto Hidrográfico.

Dotado de uma capacidade intelectual muito acima da média, encontrou sempre disponibilidade para, mesmo com elevado sacrifício pessoal, desenvolver e aprofundar os seus conhecimentos académicos, de que são exemplo: o seu doutoramento em "Ciências do Mar" pela Universidade Politécnica da Catalunha, ainda como jovem oficial subalterno; as funções de docência que exerceu como professor convidado na Universidade de Aveiro, na Universidade

Lusófona de Humanidades e Tecnologias, no Instituto Superior Técnico e, temporariamente, na Escola Naval, nas áreas de modelação matemática, física, oceanografia física, oceanografia costeira, marés e métodos numéricos; a frequência do Curso de Altos Estudos Estratégicos para Oficiais Superiores Ibero-Americanos no Centro de Estudos Superiores de Defesa Nacional, em Madrid, e recentemente, em 2011, a inscrição e frequência de um doutoramento desenvolvido em parceria entre o ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa e a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com o apoio do IESM, visando a aplicação dessa área científica, às ciências militares e as áreas específicas com interesse para as Forças Armadas e Forças de Segurança, tendo já obtido uma pós-graduação e a aprovação do seu plano de tese.

No âmbito do IESM, o Capitão-de-mar-e-guerra Oliveira e Lemos, coordenou as atividades dos docentes da Área de Ensino de Estratégia e de Ensino Específico da Marinha, no âmbito dos Cursos de Promoção a Oficial General, de Estado-Maior Conjunto e de Promoção a Oficial Superior. Foi responsável pela Unidade Curricular de Estratégia do Curso de Promoção a Oficial General e procedeu a duas revisões da estrutura e conteúdos da Unidade Curricular, melhorando a qualidade e utilidade de algumas atividades letivas, introduzindo outras atividades de maior relevância, nomeadamente o reforço da participação de embaixadores de países amigos, no Curso, e diminuído a relação entre o número de horas de contacto e de não contacto, por forma a proporcionar aos oficiais Auditores as melhores condições para o estudo e reflexão sobre os temas tratados. Foi responsável pela unidade curricular de Ciências Militares Navais do Curso de Promoção a Oficial General, ministrada no âmbito da Componente Formativa Específica do referido Curso. Organizou, em colaboração com a Escola Naval e o Centro de Investigação de Defesa e Segurança do IESM, o seminário "A Marinha em África (1955-1975) Especificidades" e coordenou ainda a elaboração posterior das versões definitivas das comunicações apresentadas, a fim de perenizar, através da publicação de um livro, os importantes contributos dos conferencistas para a interpretação estratégica do contributo da Marinha na Guerra do Ultramar.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Capitão-de-mar-e-guerra Oliveira e Lemos como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se revelam a lealdade, o espirito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados, extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para o Instituto de Estudos Superiores Militares, para as Forças Armadas e para Portugal.

27 de novembro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

207464631

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1128041.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda