Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1193/2013, de 20 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louva o major de cavalaria Bernardo Luís da Silveira e Lorena Lopes da Ponte

Texto do documento

Louvor 1193/2013

Louvo o Major de Cavalaria, NIM 03596091, Bernardo Luís da Silveira e Lorena Lopes da Ponte, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de Docente, no Instituto de Estudos Superiores Militares (IESM), ao longo dos últimos quatro anos.

Exercendo atividades de docência na Área de Ensino Específico do Exército (AEEE), foi responsável por lecionar um conjunto diversificado de matérias aos Cursos de Promoção a Oficial Superior - Exército (CPOS-E), designadamente Doutrina das Operações, Tática de Pequenas Unidades da Arma de Cavalaria, Brigada na Defensiva e Ofensiva. Simultaneamente acompanhou os Cursos de Estado-Maior - Exército (CEM-E) nos temas de Operações Ofensivas, Defensivas e Aeromóveis, tendo demonstrado elevada competência técnico-profissional, rigor e excelentes capacidades pedagógicas.

Ainda no âmbito das suas funções, o Major Lopes da Ponte colaborou ainda na elaboração dos temas táticos de Operações Terrestres, participou nos Exercícios de Postos de Comando Assistidos por Computador (CPX/CAX) e Exercícios de Campo do CEM-E, realizados pela AEEE e orientou e arguiu diversos Trabalhos de Investigação Individual, Trabalhos de Grupo e Recensões, de discentes dos diversos cursos, tendo promovido o debate com intervenções de grande qualidade.

Merece também destaque a sua ação como representante do Exército no Grupo de Trabalho Force Development da FINABEL, a sua colaboração na revisão das Publicações Doutrinárias do Exército (PDE) e a sua permanente disponibilidade para participar noutras tarefas de que se destaca a palestra proferida na Brigada Mecanizada, no âmbito do Exercício "ROSA BRAVA 2013", subordinada ao tema "Tipologia das Operações-Planos e Ordens".

No âmbito da Cooperação Técnico-Militar (CTM) participou em 2010 no 2.º Curso de Adequação de Quadros e de Formação de Formadores em Moçambique. Posteriormente desenvolveu atividades de assessoria técnica temporária no Projeto 2, na Escola Superior de Guerra (ESG) em Angola e no Projeto 10, no Instituto de Segurança e Defesa, em Moçambique. Merece ainda uma referência particular o seu desempenho nas funções de Assessor Permanente do Diretor Técnico do Projeto 2 (ESG) em Angola, durante o ano de 2012, onde foi professor e coordenador de diversas matérias, tendo organizado uma Workshop, na Brigada de Forças Especiais, subordinado ao tema "Processo de Decisão Militar - Planeamento de Operações Terrestres".

Pelas relevantes qualidades e virtudes militares, pela competência profissional, lealdade, espírito de obediência e elevados dotes de caráter, é de inteira justiça que os serviços prestados pelo Major Lopes da Ponte sejam reconhecidos como de elevado mérito, tendo contribuído significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Instituto de Estudos Superiores Militares e, consequentemente, das Forças Armadas.

27 de novembro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

207464526

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1127799.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda