Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1188/2013, de 20 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão de fragata Alexandre Joaquim Gamurça Serrano

Texto do documento

Louvor 1188/2013

Louvo o Capitão-de-Fragata, NII 25586, Alexandre Joaquim Gamurça Serrano, pela elevada competência técnico-profissional e relevantes qualidades pessoais, demonstradas no cumprimento das funções de Adjunto do Chefe da Área de Planos do Estado-Maior do Comando Operacional Conjunto (EMCOC), do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

Oficial de elevada craveira intelectual e aptidão para bem servir nas mais diferentes circunstâncias evidenciou no cumprimento das suas atribuições possuir uma notável capacidade de análise, espírito crítico e sentido prospetivo a que aliou uma esclarecida noção do dever. Tendo a seu cargo o planeamento do emprego do Sistema de Forças Nacional no que ao empenhamento na NRF/IRF da NATO e Battle Groups da União Europeia (EU) diz respeito, desenvolveu opções de resposta militar que preveem uma gestão criteriosa dos recursos nacionais, permitindo apresentar à NATO e UE propostas credíveis e colaborativas com o esforço dos nossos aliados.

Complementarmente, como responsável pelo desenvolvimento e atualização de múltiplos planos do EMGFA, em particular no respeitante ao Crisis Establishment do Comando Operacional Conjunto (COC), trabalhou de forma próxima com os Ramos das Forças Armadas, contribuindo de forma decisiva no apoio à tomada de decisão. Acumulando com as funções de Adjunto do Chefe da Área de Planos, o Capitão-de-fragata Gamurça Serrano foi ainda nomeado Chefe do Estado-Maior da Força de Reação Imediata (FRI), pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, distinguindo-se pelos esforços desenvolvidos na coordenação e na organização interna do Estado-Maior, constituído por militares dos três Ramos, sendo de sublinhar a sua ação no estabelecimento de objetivos claros e pragmáticos e na imposição de um ritmo de trabalho exigente, que incluiu a programação das ações de formação, planeamento e condução do treino e um conjunto de visitas às componentes.

Sublinha-se ainda o seu contributo para a revisão dos principais documentos, com vista à melhoria da prontidão e da capacidade de projeção da FRI, contribuindo de forma determinante para auxiliar o seu Comandante na execução do treino do Comando e Estado-Maior durante o período de standby.

No cumprimento de todas as atividades desenvolvidas revelou sempre um exemplar espírito de missão, permanente disponibilidade para servir e esclarecido e excecional zelo, contribuindo significativamente, para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Estado-Maior-General das Forças Armadas, pelo que é merecedor de ser distinguido com público louvor.

20 de setembro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

207464883

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1127794.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda