Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1178/2013, de 16 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louva o primeiro-tenente Hugo Miguel Paciência da Silva

Texto do documento

Louvor 1178/2013

Louvo o Primeiro-tenente, NII 24298, Hugo Miguel Paciência da Silva, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de Naval Control and Guidance of Shipping Operational, no Quartel-General Embarcado (FHQ) da Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR) para a Somália, na modalidade colateral, na zona do Índico Ocidental, no período de 6 de abril a 6 de agosto de 2013, contribuindo para os esforços internacionais no combate à pirataria.

O Primeiro-tenente Paciência da Silva desempenhou as suas funções em acumulação com as de Chefe do Serviço de Operações de Superfície e Antiaéreas do navio-almirante, tendo demonstrado possuir, ao serviço da EUNAVFOR elevadas aptidões de carácter, sociais, morais e militares, destacando-se pela iniciativa e eficácia, espírito de cooperação e sentido das responsabilidades.

Mantendo as suas exigentes funções no navio, incluindo as de chefia do serviço e as de oficial de ação tática no cento de operações, desempenhou, ainda e de forma notável, as diversas tarefas associadas ao estabelecimento da situação de superfície da navegação mercante e à sua proteção pela EUNAVFOR. Destacam-se ainda as ligações permanentes que manteve com o Quartel-General da operação, com os representantes regionais e locais do Programa Alimentar Mundial e do Gabinete de Apoio das Nações Unidas à Missão na Somália, com os centros de tráfego marítimo globais e da Operação ATALANTA e sempre que necessário com os navios mercantes transitando o Índico Ocidental.

Nas ações de coordenação com os representantes dos navios escoltados pela EUNAVFOR e do Programa Alimentar Mundial, demonstrou uma elevada perseverança, a que aliou uma adequada sensibilidade, alicerçada numa comunicação de fino trato, que lhe permitiu gerir com fidelidade os sucessivos atrasos observados na chegada dos navios à área e contribuir atempadamente para o replaneamento das escoltas, minimizando os impactos negativos na condução das operações da Força.

Através da sua ação, observou-se um significativo incremento na informação relativa ao cumprimento de boas práticas de gestão pela navegação mercante, bem patente nos mais de 2900 relatos efetuados sob a sua responsabilidade, assim como no significativo aumento de relatos sobre a atividade de pesca nas costas da Somália, decisivos para a avaliação da situação.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Primeiro-tenente Paciência da Silva como sendo um Oficial distinto, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de carácter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas na satisfação dos compromissos nacionais na União Europeia.

24 de outubro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

207448107

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1127031.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda