Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1177/2013, de 16 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão-tenente José Paulo Vidinha Ferreira Marques Pires

Texto do documento

Louvor 1177/2013

Louvo o Capitão-tenente, NII 20990, José Paulo Vidinha Ferreira Marques Pires, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de Chefe do Departamento de Propulsão e Energia do NRP Álvares Cabral, enquanto Força Nacional Destacada (FND), integrada na Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR), no âmbito da Operação ATALANTA, na zona do Golfo de Áden e bacia da Somália, no período de 6 de abril a 6 de agosto de 2013, contribuindo para os esforços internacionais no combate à pirataria.

Nesta missão, enquanto Força Nacional Destacada, o NRP Álvares Cabral cumpriu uma exigente e prolongada participação na Operação ATALANTA, na qual assumiu as funções de navio-almirante da EUNAVFOR, tendo embarcado o Estado-Maior Internacional, sob comando português, durante a 14.ª rotação desta Operação.

Neste período, o Capitão-tenente Marques Pires afirmou-se como um oficial com grande capacidade de liderança, espírito de cooperação e sentido do dever e soube, pelo exemplo, imprimir no seu Departamento uma dinâmica de bem-servir e de dedicação ímpares, que resultaram em inquestionáveis níveis de disponibilidade, reduzido o número de avarias e garantindo, consequentemente, elevadas taxas de operacionalidade dos sistemas da plataforma durante toda a missão.

A sua dedicação ao estudo, tratamento, interpretação e análise da informação disponibilizada pelo sistema de comando e controlo da plataforma "NAUTOS", que lhe permitiu, em antecipação, identificar e evitar potenciais focos de avarias e o particular cuidado nos preparativos dos sistemas e equipamentos, foram condição imprescindível para permitir ao navio, em condições ambientais muito exigentes, manter em permanência a total disponibilidade e operacionalidade da plataforma.

No campo técnico, são ainda de relevar os seus vastos e consolidados conhecimentos sobre higiene e segurança no trabalho, que aplicou muito meritoriamente, tendo incutido na guarnição e no Estado-Maior Internacional uma permanente sensibilidade e correta atitude nestas áreas, que contribuíram de forma inquestionável para a melhoria das condições de trabalho, bem-estar e segurança a bordo.

O Capitão-tenente Marques Pires através das suas qualidades pessoais, de que se destacam o sentido da disciplina, a honestidade, a lealdade, o apurado sentido humano e as competências profissionais amplamente evidenciadas, assegurou um desempenho eficiente e eficaz do seu Departamento, obteve resultados por todos reconhecidos como extraordinários e de reconhecida excelência e efetuou serviços que contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas na satisfação dos compromissos nacionais na União Europeia.

24 de outubro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

207448375

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1127030.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda