Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1161/2013, de 13 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão-tenente Elias Joaquim Véstia Cagarrinho

Texto do documento

Louvor 1161/2013

Louvo o Capitão-tenente, NII 20894, Elias Joaquim Véstia Cagarrinho pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de Assistant Chief of Staff-Communications and Information Systems, no Quartel-General Embarcado (FHQ), da Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR) para a Somália, na zona do Índico Ocidental, no período de 6 de abril a 6 de agosto de 2013, contribuindo para os esforços internacionais no combate à pirataria.

O Capitão-tenente Véstia Cagarrinho é um Oficial brioso que ao serviço da EUNAVFOR demonstrou possuir elevadas aptidões militares e de chefia, destacando-se pela determinação, pela iniciativa e eficácia, pelo espírito de cooperação, pelo sentido das responsabilidades e exemplo da sua atitude, caraterizada pela exigência, pela discrição e humildade perante os desafios, pela disponibilidade para apoiar e ajudar os camaradas e pelo espírito de grupo, que a todos contagiou e que contribuiu para os mais elevados padrões de desempenho coletivo.

Merece destaque a forma como preparou a missão numa área tão sensível quanto crítica como é o comando, controlo, comunicações e sistemas de informação, aplicando-se com denodo e brio pessoal e profissional no estudo rigoroso dos requisitos e da arquitetura de comunicações e redes, sem descurar as suas exigentes atribuições no treino e avaliação que assegurou em acumulação até ao dia de embarcar.

A natureza da operação, quer pela extensão da área onde decorre, quer pela dispersão dos meios imposta pelo seu dispositivo táctico, exige um robusto sistema de comunicações, comando e controlo. Aliando a sua extraordinária valia técnica a um caráter determinado e ponderado, o Capitão-tenente Vestia Cagarrinho soube sempre encontrar as soluções mais eficazes para otimizar a operacionalidade das redes, mesmo quando os problemas sentidos se localizavam fora da sua área de responsabilidade, assegurando assim, em permanência, a disponibilidade de um vetor fundamental para a ação de comando e para o cumprimento da missão do CTF 465.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Capitão-tenente Véstia Cagarrinho como sendo um Oficial distinto e de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas na satisfação dos compromissos nacionais na União Europeia.

24 de outubro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

207447913

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1126863.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda