Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1160/2013, de 13 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão-de-fragata João Pedro Alves de Brito Monteiro da Silva

Texto do documento

Louvor 1160/2013

Louvo o Capitão-de-fragata, NII 24988, João Pedro Alves de Brito Monteiro da Silva pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Force Headquarters (FHQ) Advisor e o cargo CJ35-Plans1, Future Operations-Plans 1, no Operational Headquarters (OHQ) da European Naval Force (EUNAVFOR), no Reino Unido, no período de 06 de janeiro a 06 de agosto de 2013, abrangendo o período do comando português da EUNAVFOR e contribuindo para os esforços internacionais no combate à pirataria.

O Capitão-de-fragata Monteiro da Silva é um excelente oficial, que demonstrou no cumprimento da sua missão no OHQ possuir elevadas capacidades de adaptação, determinação, iniciativa e sentido de responsabilidade, tendo o seu desempenho sido objeto de referências muito elogiosas pelos comandantes da Operação e da Força.

Na execução da sua função de ligação entre comandos e com as autoridades nacionais Portuguesas, o Capitão-de-fragata Monteiro da Silva pautou o seu desempenho pela assumida discrição que o caracteriza e pela forma exaustiva como identificou e alertou para possíveis problemas, apoiando permanentemente a ligação entre comandantes e respectivos estados-maiores, fornecendo elementos essenciais no apoio à decisão.

Em complemento, assumiu o cargo CJ35-Plans1, permitindo-lhe manter atualizada a informação sobre a situação operacional e assegurar, de forma cuidada e abrangente, as tarefas de planeamento entre 5 a 30 dias, coordenando e supervisionando a ligação e a proteção aos navios do Programa Alimentar Mundial e do Gabinete de Apoio das Nações Unidas à Missão na Somália, tendo ainda a responsabilidade pela atribuição e emprego dos destacamentos autónomos de proteção de navios, incluindo os conceitos de operações, os procedimentos e as instruções operacionais padrão.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Capitão-de-fragata Monteiro da Silva como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, de que resultou o cabal cumprimento da sua missão, contribuindo de forma indelével para o desempenho do comando nacional da EUNAVFOR em 2013, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados, extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

24 de outubro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

207447792

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1126862.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda