Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1150/2013, de 12 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão-de-fragata Tomás Garcia-Figueras

Texto do documento

Louvor 1150/2013

Louvo o Capitão-de-fragata, 32854417, Tomás Garcia-Figueras Lopez, da Marinha do Reino de Espanha, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas no cumprimento das funções de Chefe do estado-maior, no Quartel-General Embarcado (FHQ) da Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR) para a Somália, na zona do Índico Ocidental, no período de 4 de março a 7 de julho de 2013. O Capitão-de-fragata Garcia-Figueras esteve embarcado no NRP Álvares Cabral, que se constituiu como navio-almirante da Task Force 465, no período de comando nacional da Força, a partir de 6 de abril.

O Capitão-de-fragata Garcia-Figueras assumiu desde a sua designação para o cargo a iniciativa plena, apoiando o comandante e os membros do FHQ através duma liderança dinâmica e coesiva. Durante a execução da missão, designadamente na condução, direção, coordenação e supervisão das atividades, demonstrou um robusto conhecimento e experiência de operações marítimas, identificando problemas e promovendo a sua solução atempada com excepcional iniciativa e ponderação, apoiando e aconselhando com serenidade o Comando da EUNAVFOR. No exercício das suas funções demonstrou possuir qualidades e virtudes pessoais e profissionais exemplares para trabalhar num ambiente multinacional, considerando cuidadosamente e valorizando a diversidade, a experiência acumulada e os antecedentes profissionais e culturais dos membros do estado-maior.

Liderando pelo exemplo, incansável e expressando-se de forma excecional, cedo estabeleceu a referência para todos seguirem, de que resultou para o FHQ e a Força os mais elevados padrões de trabalho, sentido de responsabilidade e espírito de grupo. Impressionando pelo carácter, liderança e pela clareza e pragmatismo na direção do estado-maior, aos quais juntou uma permanente ação de apoio e de inabalável defesa, o Capitão-de-fragata Garcia-Figueras levou num curto espaço de tempo à consolidação dum FHQ profissional e motivado, recolhendo a admiração dos seus superiores, pares e inferiores hierárquicos, no OHQ da Operação ATALANTA e nos FHQ embarcados das Forças cooperantes, prestigiando de forma vincada a Marinha e as Forças Armadas de Espanha e prestando um valoroso contributo para o sucesso alcançado no Comando Português da Força.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Capitão-de-fragata Garcia-Figueras como sendo um Oficial distinto e de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de carácter, em que se relevam a lealdade, o espírito de sacrifício, a abnegação e a coragem física e moral, contribuindo significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão das Forças Armadas Portuguesas na satisfação dos compromissos nacionais na União Europeia.

24 de outubro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

207447873

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1126695.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda