Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1149/2013, de 12 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Louva os militares da Marinha que integraram a Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR), no âmbito da Operação Atalanta, a bordo do NRP Álvares Cabral

Texto do documento

Louvor 1149/2013

Louvo os militares da Marinha que, a bordo do NRP Álvares Cabral, integrando a Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR), no âmbito da Operação Atalanta, cumpriram de forma exemplar a missão que lhes foi atribuída, na zona do Golfo de Áden e bacia da Somália, no período de abril a agosto de 2013, contribuindo de forma decisiva para os esforços internacionais no combate à pirataria.

Durante este período, o NRP Álvares Cabral, tendo como meios orgânicos embarcados um Destacamento de Helicópteros e uma equipa de abordagem, demonstrou elevados padrões de desempenho operacional, que muito contribuíram para os resultados atingidos. Salienta-se, o facto deste meio naval da Marinha Portuguesa ter desempenhado, ainda, as funções de navio-almirante da EUNAVFOR tendo a sua guarnição demonstrado, em permanência, uma disciplina e um espírito de missão irrepreensíveis na criação e manutenção das condições necessárias, para que, quer o Comandante da Força Nacional Destacada a bordo do navio, quer o Comandante da TF 465, cumprissem ao mais alto nível a missão das Forças Armadas na satisfação dos compromissos nacionais na União Europeia (UE).

Com uma elevada taxa de navegação, contabilizando 127 dias no mar, uma postura tranquila, flexível e atenta, a guarnição do NRP Álvares Cabral desenvolveu múltiplas tarefas, de vigilância e patrulha no "Corredor de Trânsito Internacional Recomendado" (IRTC), no Golfo de Áden e de reconhecimento e de recolha de informações junto à costa norte e leste da Somália, fundamentais para uma utilização, em segurança, das linhas de navegação daquela zona do globo. Destacam-se, ainda, as oito ações de abordagem e inspeção efetuadas a bordo de navios suspeitos e as três ações de assistência médica prestadas a tripulantes de navios presentes na área de operações. Cumulativamente, foi efetuada escolta a navios de apoio logístico, no âmbito da Operação de Apoio à Paz da União Africana na Somália (AMISOM).

Os excelentes resultados alcançados, só foram possíveis graças à elevada competência técnico-profissional dos militares do NRP Álvares Cabral, que lhes permitiu ultrapassar as dificuldades inerentes à Missão, nomeadamente, as que decorreram das características específicas da área de operações. Quer na fase de preparação específica, quer durante os quatro meses em que decorreu a participação, na Operação Atalanta, a guarnição desenvolveu todas as suas tarefas com elevado profissionalismo, contribuindo de forma significativa para a ajuda humanitária que foi prestada a cerca de dois milhões de Somalis, bem como para o combate à pirataria na região.

Pelas razões acima expressas, pelo inestimável contributo prestado à missão da União Europeia no Índico Ocidental, é meu dever reconhecer, publicamente, o orgulho institucional pela forma como os militares embarcados no NRP Álvares Cabral cumpriram esta Missão, da qual resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

24 de outubro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

ANEXO

Relação de militares que integraram a Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR), no âmbito da Operação Atalanta,

a bordo do NRP Álvares Cabral

(ver documento original)

207447605

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1126694.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda