Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Portaria 666/79, de 12 de Dezembro

Partilhar:

Sumário

Aprova o Regulamento das Agências de Viagens.

Texto do documento

Portaria 666/79

de 12 de Dezembro

Nos termos do n.º 3 do artigo 10.º do Decreto-Lei 359/79, de 31 de Agosto:

Manda o Governo da República Portuguesa, pelo Secretário de Estado do Turismo, o seguinte:

1.º As agências de viagens e turismo, qualquer que seja a sua categoria, devem dispor de instalações próprias, destinadas exclusivamente ao exercício das respectivas actividades.

2.º As instalações das agências têm de estar rigorosamente separadas de quaisquer residências particulares ou de outros estabelecimentos comerciais ou industriais.

3.º Os estabelecimentos das agências de viagens classificadas como «operadores» e «retalhistas» têm de obedecer ainda aos seguintes requisitos mínimos:

a) Localização em lugar situado ao nível do rés-do-chão, dispondo de montras para exposição de elementos de propaganda turística;

b) Zona para atendimento de clientes, dispondo de mobiliário necessário para o fim a que se destina;

c) Instalações sanitárias próprias, salvo se o estabelecimento estiver integrado noutro suficientemente dotado deste tipo de instalações que tornem inútil essa exigência, como, por exemplo, centros comerciais, gares, palácios de congressos ou hotéis.

4.º As agências de viagens classificadas como «operadores» ou «retalhistas», quando instaladas em estabelecimentos hoteleiros, aldeamentos turísticos, palácios de congressos ou similares, podem ser dispensadas do cumprimento das exigências estabelecidas no n.º 2.º, desde que nas suas instalações seja adoptada uma solução que, tendo presente os condicionamentos do espaço onde se integram, tenha em vista a perspectiva dos fins a que se destinam e consiga criar a necessária separação física e condições de segurança.

5.º A localização estabelecida na alínea a) do n.º 3 pode ser dispensada sempre que a agência estiver integrada num centro comercial, aeroporto, gare ou instalação similar.

6.º A Direcção-Geral do Turismo poderá determinar a adopção das medidas e a realização das obras que considerar convenientes.

7.º Compete à Direcção-Geral do Turismo apreciar as instalações e determinar a sua qualificação, para efeitos do disposto na presente portaria.

Ministério do Comércio e Turismo, 7 de Novembro de 1979. - O Secretário de Estado do Turismo, Licínio Alberto de Almeida Cunha.

Anexos

  • Texto integral do documento: https://dre.tretas.org/pdfs/1979/12/12/plain-112525.pdf ;
  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/112525.dre.pdf .

Ligações deste documento

Este documento liga ao seguinte documento (apenas ligações para documentos da Serie I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1979-08-31 - Decreto-Lei 359/79 - Ministério do Comércio e Turismo - Secretaria de Estado do Turismo

    Define agências de viagens e turismo e estabelece a sua natureza e actividades.

Ligações para este documento

Este documento é referido nos seguintes documentos (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

  • Tem documento Em vigor 1986-01-10 - Portaria 9/86 - Presidência do Conselho de Ministros - Secretaria de Estado do Turismo

    Determina que as agências de viagens e turismo, qualquer que seja a sua categoria, devem dispor de instalações próprias destinadas exclusivamente ao exercício das respectivas actividades.

  • Tem documento Em vigor 1989-05-12 - Portaria 338/89 - Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações

    Aprova a relação das disposições legais a observar pelos técnicos responsáveis dos projectos de obras e sua execução.

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda