Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 1044/2013, de 5 de Novembro

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão-tenente Rodrigo Gomes Fortes Nunes de Castro

Texto do documento

Louvor 1044/2013

Louvo o capitão-tenente NII 26488, Rodrigo Gomes Fortes Nunes de Castro, pela elevada competência técnico-profissional, extraordinário desempenho e relevantes qualidades pessoais demonstradas, ao longo de cerca de três anos, no exercício das funções de oficial adjunto da Célula de Operações do Centro de Situações e Operações Conjunto (CSOC), do Comando Operacional Conjunto, do Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA).

No âmbito das suas funções, o capitão-tenente Nunes de Castro empreendeu uma cuidada gestão da base de dados relativa às Forças Nacionais Destacadas (FND) e militares em cargos estrangeiros, o que permitiu fornecer, em permanência, respostas corretas e oportunas às várias solicitações de informação, no processo de apoio à tomada de decisão. No período em questão, foi primariamente responsável pelo acompanhamento da situação das forças e meios, de natureza naval, da componente operacional do sistema de forças nacional, colocados ao serviço da NATO, da União Europeia ou das Nações Unidas, designadamente, nas operações OCEAN SHIELD, ATALANTA e ACTIVE ENDEAVOUR e ainda, das missões no quadro da UNIFIL, da KFOR e do Air Policing, na Islândia. Em todas as circunstâncias, evidenciou um arreigado espírito de sacrifício e enorme vontade de bem servir.

No decorrer da Operação MANATIM, em 2012, num período caraterizado por intensa atividade operacional, o capitão-tenente Nunes de Castro, firmado na sua comprovada aptidão e considerável experiência, conseguiu garantir que o CSOC cumprisse simultaneamente e de forma cabal as tarefas que lhe incumbem diariamente. Salienta-se, igualmente, a sua excelente prestação durante o planeamento, preparação e conduta dos exercícios da série LUSIADA, quer como representante do CSOC na Core Planning Team, quer integrando o Estado-Maior do CTF 477, tendo o seu contributo sido decisivo para a consecução dos objetivos superiormente fixados.

Acresce, por fim, referir a sua eficiência na preparação e realização de briefings dirigidos a um número de entidades individuais e coletivas, militares e civis, que visitaram o EMGFA, nomeadamente, o Primeiro-Ministro, o Ministro da Defesa Nacional, a Comissão Parlamentar de Defesa da Assembleia da República, os Cursos de Promoção a Oficial-General e de Estado-Maior Conjunto, tendo o capitão-tenente Nunes de Castro primado sempre pela clareza, sobriedade e alta qualidade das suas intervenções.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o capitão-tenente Nunes de Castro como sendo um distinto oficial, cujos serviços por si prestados contribuíram significativamente para a eficiência, prestígio e cumprimento da missão do Centro de Situação e Operações Conjunto, do Comando Operacional Conjunto e do Estado-Maior-General das Forças Armadas.

15 de julho de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

207346444

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1120372.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda