Ao cessar funções, quero expressar público louvor ao assessor do meu Gabinete, Prof. Doutor João Miguel Soucasaux Meneses e Sousa, pela forma competente, leal, dedicada e amiga como sempre desempenhou as suas funções.
De destacar, de entre as inúmeras qualidades, profissionais e pessoais, que revelou no exercício daquele cargo, os seus profundos conhecimentos na área da política económica e do planeamento estratégico e coordenação internacional, bem como o papel insuperável e determinante que, no âmbito da coordenação da área económica do Gabinete, o Prof. Doutor João Sousa desempenhou na coordenação e acompanhamento do Programa de Assistência Económica e Financeira, particularmente no período em que couberam a este Ministério responsabilidades acrescidas nesse domínio e como interlocutor da Troika.
Os profundos conhecimentos técnicos, a flexibilidade e forte capacidade de liderança e interação com outros Ministérios e serviços envolvidos, associados à inexcedível dedicação à causa pública do Prof. Doutor João Sousa, foram decisivos para assegurar o sucesso da missão e a plena credibilização do Ministério das Finanças.
Por todas estas razões, é de justiça manifestar-lhe o meu profundo reconhecimento e agradecimento e prestar-lhe público louvor.
2 de julho de 2013. - O Ministro de Estado e das Finanças, Vítor Louçã Rabaça Gaspar.
207205941