Louvo o Coronel de Infantaria, NIM 00806482, Jorge Manuel Soeiro Graça, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou nos últimos dois anos, o cargo de Diretor Técnico do Projeto N.º 2 da Cooperação Técnico Militar (CTM) que apoia o desenvolvimento da Casa Militar do Presidente da República de Timor-Leste.
No cumprimento das funções inerentes ao seu cargo, o Coronel Soeiro Graça foi responsável por apoiar o levantamento, organização e funcionamento da Casa Militar do Presidente da República de Timor-Leste, evidenciando em permanência uma inegável capacidade de trabalho, relevantes qualidades profissionais, elevados dotes de caráter e de lealdade e uma inexcedível dedicação ao serviço.
Durante estes últimos dois anos o Coronel Soeiro Graça revelou amplos conhecimentos profissionais e visão estratégica, bem como sensibilidade política e plena capacidade de adaptação às circunstâncias inerentes às suas atribuições. Deve ser destacado o significativo contributo dado, quer no âmbito da organização e consolidação da Casa Militar, ao nível dos estudos referentes à estrutura da organização interna, quadro orgânico de pessoal, descrição dos cargos e do Regulamento Interno, quer posteriormente, nos estudos da reestruturação da Casa Civil. O seu trabalho resultou constantemente na elaboração de propostas coerentes e devidamente fundamentadas, com vista à inerente e indispensável regulamentação da Presidência da República permitindo assim a tão necessária harmonização e coerência funcional.
Importa igualmente assinalar, o eficiente trabalho por si desenvolvido, na coordenação e planeamento, agilizando a ligação com os restantes núcleos, promovendo um excelente ambiente que se tornou facilitador da aprendizagem e do desenvolvimento de competências e rotinas de trabalho no seio da Casa Militar.
Militar distinto, seguro nos procedimentos, sensato e vivendo com grande entusiasmo, iniciativa e criatividade, as múltiplas tarefas que teve a seu cargo, destacou-se igualmente pela elaboração de análises e diretivas e pelo rigoroso planeamento e supervisão das atividades constantes do Programa de Ação Presidencial, em que esteve envolvido, nomeadamente nas cerimónias protocolares da Presidência da República, contribuindo de forma decisiva para o sucesso das mesmas.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Coronel Soeiro Graça como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados, extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.
28 de junho de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.
207143652