Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 694/2013, de 25 de Julho

Partilhar:

Sumário

Louva o tenente-coronel engenheiro aeronáutico João Rui Ramos Nogueira

Texto do documento

Louvor 694/2013

Louvo o Tenente-Coronel, Engenheiro Aeronáutico, NIP 086084-A, João Rui Ramos Nogueira, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Staff Officer, na Logistics Evaluation and Assessment Programe Branch, na Divisão de Logística do Quartel-General do Comando Aéreo Sul da NATO em Izmir (HQ AC IZMIR), durante três anos.

O início das funções do Tenente-Coronel João Nogueira no HQ AC IZMIR, coincidiu com o período das NRF 15 e 16, em que o Comando da Componente Aérea residiu no AC Izmir, facto que por si só implicou um acréscimo da responsabilidade atribuída, em virtude da eventual necessidade de ativação destas Forças. O grau de prontidão alcançado por este Comando permitiu, no início de 2011, a ativação célere dos módulos do "Battle Staff" (BS), aquando da Operação Unified Protector (OUP), da NATO. As qualidades técnico-profissionais do Tenente-Coronel João Nogueira tornaram-se evidentes logo no primeiro exercício em que foi chamado a desempenhar funções no BS, afirmando-se de forma categórica com a sua experiência e competência da sua formação.

Enquanto avaliador NATO para a área da Logística, na Divisão TACEVAL (DIV TE), participou em várias avaliações a Unidades de Forças atribuídas à NATO, como foi o caso do FORCEVAL efetuado às Esquadras de F-16 MLU Portuguesas e o CAPEVAL do "Combat Wing 5" na Alemanha. Uma outra incumbência decorrente das suas atribuições, foi o acompanhamento nas "Staff Assistance Visits" efetuadas a países PfP, como a Croácia e mais tarde como "Subject Matter Expert" no "Air Mobile Training Team" quando se deslocou à Sérvia.

Durante o ano de 2011 integrou o BS da Componente Aérea que concebeu e dirigiu a OUP. De início, na fase de planeamento desta Operação Militar da NATO, integrou o "Air Operations Planning Group" (AOPG), realizando tarefas como "Logistics Planner" com extraordinária competência e num ritmo de trabalho deveras exigente. Após o final da fase de planeamento, integrou o BS no módulo de estratégia, ainda como "Logistics Planner", fazendo o acompanhamento do desenrolar das ações aéreas, nomeadamente nos assuntos relacionados com o "beddown" do dispositivo aéreo. Ainda no âmbito da OUP foi destacado pela sua Divisão para o CAOC de Poggio Renatico, em Itália, como "CFAC Logistics Chief". Durante o período em que esteve destacado em Itália continuou a exercer as suas outras funções específicas da DIV LOG, em Izmir, o que demonstra bem toda a sua elevada capacidade de trabalho, o seu espírito de missão e vontade de bem servir.

Pelo excelente desempenho que obteve nas múltiplas tarefas que lhe foram atribuídas, o Tenente-Coronel João Nogueira naturalmente adquiriu a plena confiança do seu chefe da Divisão. É dentro deste espírito que já em 2012, foi incumbido de promover, preparar e coordenar o "Air Logistic Board 2012" (ALB 12) que decorreu em Portugal. No final, o seu trabalho foi uma vez mais reconhecido como de grande competência e qualidade como foi publicamente reconhecido, trazendo enormes benefícios para a "ACO Air Community".

Durante os três anos de duração da missão, o Tenente-Coronel João Nogueira demonstrou ser um oficial dotado de uma extraordinária competência técnica, dedicação ao serviço, permanente disponibilidade e grande profissionalismo, que alia as suas qualidades humanas com as virtudes militares de aprumo, disciplina, camaradagem e espírito de missão.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Tenente-Coronel João Nogueira como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados, extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

17 de maio de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

207128554

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1107609.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda