Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 475/2013, de 16 de Maio

Partilhar:

Sumário

Louva o coronel de infantaria Nuno Domingos Marques Cardoso

Texto do documento

Louvor 475/2013

Louvo o Coronel de Infantaria, NIM 10884983, Nuno Domingos Marques Cardoso, pela forma extraordinariamente competente e muito profissional como desempenhou as funções que lhe foram atribuídas nas missões em que participou, no âmbito da NATO e das Nações Unidas, em diversos Teatros de Operações.

Oficial de extraordinárias qualidades e virtudes militares, constituiu-se pela sua determinação na prossecução dos objetivos determinados, como uma referência para aqueles que com ele lidaram. As diversas menções elogiosas que recebeu atestam o alto nível por si atingido no desempenho das múltiplas tarefas de que foi incumbido.

Em 1997, nas funções de CJ3 AIR, como membro do Joint Operations Centre do Quartel-General (QG) da Stabilization Force (SFOR), em Sarajevo, foi responsável pela coordenação do espaço aéreo da Bósnia-Herzegovina, até aos 3.000 ft, pela coordenação das carreiras de tiro de média altitude, pela implementação de um conjunto de procedimentos, tendo em vista a simplificação e a execução dos processos nas Multinational Divisions (MND) e no Combined Air Operations Center (CAOC).

Em 1999 o então Major Marques Cardoso, no desempenho das funções de CJ2 - Production Assessment, deu um importante contributo para o Intelligence Operations Center do QG da SFOR, tendo produzido informações relativas à situação nas Repúblicas Sérvia da Bósnia, da Croácia e do Montenegro, que muito contribuíram para um eficaz conhecimento da situação na área de responsabilidade da SFOR.

Em 2007, no âmbito das funções de chefe do Tactical Training Command (TTC) na missão NATO Training Mission - Iraque (NTM-I) e de Senior National Representative (SNR) no Iraque, evidenciou-se como um elemento muito capaz, com um elevado nível de conhecimentos técnicos e com um grande espirito de iniciativa, o que aliado ao facto de saber respeitar as diferentes culturas presentes, acabou por se constituir como um valioso contributo para o esforço geral da Missão e um elemento facilitador da integração dos militares iraquianos.

Em 2009 e 2010, o Tenente-Coronel Marques Cardoso ocupando a posição de chefe do J5, Training and Lessons Learned, no QG da United Nations Interim Forces In Lebanon (UNIFIL), em acumulação com as funções de Senior National Representative (SNR) foi responsável pelo planeamento, organização e conduta de eventos relativos ao treino operacional das Forças presentes, onde se destacam o exercício UNITED BEACON 2009, que simulou a reação internacional a um tremor de terra no sul do Líbano, o exercício anfíbio OPEN SANDS 2009, conduzido com a UNIFIL e as Forças Armadas Libanesas e ainda o exercício de fogos reais de Artilharia da série NEPTUNE THUNDER.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Coronel Marques Cardoso como sendo um Oficial de elevada craveira, que pautou sempre a sua atuação pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados, extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

22 de fevereiro de 2013. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

206948087

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1096936.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda