Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 304/2013, de 19 de Abril

Partilhar:

Sumário

Louva o major de infantaria António Manuel Teixeira de Sá Pereira

Texto do documento

Louvor 304/2013

Louvo o Major de Infantaria, NIM 18383690, António Manuel Teixeira de Sá Pereira, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de 2.º Comandante e simultaneamente de Chefe do Estado-Maior do 1.º Batalhão de Infantaria, da Brigada de Intervenção, enquanto Força Nacional Destacada, no Teatro de Operações (TO) do Kosovo (1BI/BrigInt/FND/KFOR), entre 25 de março e 26 de setembro de 2012.

Militar de elevada competência profissional, revelou ao longo da missão, uma exemplar dedicação no desempenho das suas funções. Assumiu de forma muito dinâmica quer as responsabilidades de Chefe de Estado-Maior da KFOR Tactical Reserve Manouvre Battalion (KTM), quer as de 2.º Comandante para assuntos nacionais, conseguindo transmitir aos escalões subordinados, de forma clara, a intenção e conceito do Comandante, assim como as instruções e ordens indispensáveis ao cumprimento da missão, tendo pela sua ação materializado cabalmente as funções de Chefe do Estado-Maior da Unidade.

Realça-se a forma como coordenou o planeamento relativo à atividade operacional e a forma como geriu os recursos humanos disponíveis, garantindo o sucesso das Operações que então decorreram, de que se destacam as Operações PRESENCE MITRO I e II, no norte da cidade de Mitrovica e a Operação "SPRING SWEEPING", relativa à remoção do roadblock de Rudare Sul.

É ainda digno de realce o inestimável contributo, iniciativa, esclarecido e excecional zelo que sempre demonstrou durante os inúmeros trabalhos e obras realizadas junto das instalações do campo Português de Slim Lines, no sentido de melhorar as condições de habitabilidade e de conforto dos militares em missão, bem como a forma como se empenhou, coordenou e fomentou as atividades de moral e bem-estar envolvendo muitas vezes militares de outros contingentes, patrocinando desta forma o estreitamento das relações humanas no seio da KFOR.

Oficial com qualidades provadas, não só ao nível do trabalho de Estado-Maior mas no exercício do Comando, foi um excecional colaborador do seu Comandante, principalmente nos momentos mais difíceis, substituindo-o com grande determinação, perseverança e proficiência, sempre que foi necessário, demonstrando de forma exemplar as virtudes da lealdade e da obediência.

Pelas excecionais qualidades e virtudes militares que possui, amplamente evidenciadas no Teatro de Operações do Kosovo e pela forma como desempenhou as funções que lhe foram atribuídas, o Major Sá Pereira é merecedor que os serviços por si prestados nesta missão sejam considerados extraordinários, relevantes e distintos, dos quais resultaram honra e lustre para as Forças Armadas Portuguesas e para Portugal.

4 de dezembro de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

206896839

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1093669.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda