Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 268/2013, de 10 de Abril

Partilhar:

Sumário

Louva o tenente-coronel de infantaria José Manuel dos Santos Sá

Texto do documento

Louvor 268/2013

Louvo o Tenente-Coronel de Infantaria, NIM 18544188, José Manuel dos Santos Sá, pela forma excecionalmente competente e empenhada como exerceu as suas funções de Comandante do 1.º Batalhão de Infantaria, da Brigada de Intervenção, enquanto Força Nacional Destacada, no Teatro de Operações (TO) do Kosovo (1BI/BrigInt/FND/KFOR), entre 25 de março e 26 de setembro de 2012.

Oficial extremamente dinâmico, evidenciou excelentes qualidades morais e humanas, com destaque para o seu elevado espírito de abnegação, o que a par de uma capacidade de liderança inata e grande sentido de organização, muito contribuiu para que a Unidade que comandou atingisse os mais elevados patamares operacionais, publicamente reconhecidos pelas entidades militares e civis com quem teve a oportunidade de cooperar, no cumprimento da sua missão.

No Teatro de Operações do Kosovo, a Força comandada pelo Tenente-Coronel Santos Sá, participou ativamente no planeamento e conduta de numerosas operações, destinadas a garantir a segurança e a liberdade de movimentos dos Kosovares e também em apoio a operações conduzidas por outras forças da KFOR. Estas operações desenvolveram-se em especial na área da cidade de Mitrovica, através de patrulhamentos e remoção de bloqueios, construídos nas principais vias de acesso do Norte do Kosovo. Os níveis de preparação, prontidão e desempenho evidenciados contribuíram, de forma determinante para que fossem atingidos os objetivos superiormente estabelecidos.

No quadro do apoio à formação em controlo de tumultos, são de realçar as ações realizadas em apoio a outras Unidades internacionais, designadamente as Freedom of Movement Detachement 2 e as Kosovo Security Forces, onde, uma vez mais, ficou patente o elevado nível de preparação técnico-tático das forças portuguesas, o que lhes permitiu obter o natural respeito e consideração de Forças de outras nacionalidades presentes neste Teatro de Operações, nomeadamente o contingente húngaro, também ele parte integrante da Reserva Tática da KFOR.

No desempenho das suas funções o Tenente-Coronel Santos Sá impôs-se naturalmente pela sua elevada capacidade de trabalho, vincados dotes de carácter, grande espírito de iniciativa e constante preocupação com os seus subordinados, qualidades estas profusamente demonstradas, quer no decorrer das operações, quer no acompanhamento das ações de manutenção das infraestruturas do contingente nacional no quartel do Campo Slim Lines, quer ainda na preocupação demonstrada com a saúde, bem-estar e moral da sua Unidade, por vezes sujeita a condições meteorológicas extremamente adversas.

Face ao anteriormente exposto e pelas excecionais qualidades pessoais e virtudes militares que possui, pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, lealdade, abnegação, espírito de sacrifício, obediência e competência profissional, o Tenente-Coronel Santos Sá é merecedor de que os serviços por si prestados sejam considerados relevantes e de elevado mérito, dos quais resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

4 de dezembro de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

206870861

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1092456.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda