Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 156/2013, de 4 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Louva o coronel de infantaria José Carlos de Abreu Bastos

Texto do documento

Louvor 156/2013

Louvo o Coronel de Infantaria, NIM 00622082, José Carlos de Abreu Bastos, pelas excecionais qualidades e virtudes militares, elevada competência profissional, extrema lealdade e espírito de missão, evidenciados no desempenho de múltiplas tarefas que lhe foram cometidas ao longo dos trinta e três anos de serviço ativo.

No decurso de toda a sua longa carreira, o Coronel Abreu Bastos evidenciou-se como um oficial de elevado nível, dotado de uma sólida formação ética e moral e uma conduta militar perfeita, o que a par das suas excecionais qualidades e virtudes militares, o levaram a constituir-se como uma referência para aqueles que com ele privaram.

Oficial muito frontal e direto, revelando uma capacidade de trabalho ímpar, com grande espírito de iniciativa e capacidade de adaptação, pautou, desde cedo, a sua conduta, pelos ditames da honra e do dever, qualidades objetivamente patenteadas nos múltiplos louvores e condecorações que constam na sua folha de serviços.

Como oficial Subalterno e no desempenho das suas funções como comandante de Grupo de Quadros e Grupo de Oficiais do Batalhão de Instrução do Regimento de Comandos, revelou-se um perfeito conhecedor dos objetivos a atingir, evidenciando uma competência e um espírito de missão ímpares. Com uma grande capacidade de execução e dinamismo, conseguiu sempre criar em torno de si um bom ambiente de trabalho e galvanizar as vontades dos Instruendos sob o seu comando. Ainda como comandante da Companhia de Comandos 121, mostrou ser possuidor de elevados conhecimentos no âmbito da Especialidade, conseguindo a plena motivação de todos os militares desta Subunidade e que fossem atingidos de forma muito eficiente os objetivos superiormente determinados.

Como Capitão, e durante os anos em que serviu no Regimento de Comandos demonstrou possuir uma excelente competência técnico-tática, particularmente evidenciada no decorrer das ações de Estado-Maior por si desenvolvidas, designadamente na preparação e execução dos exercícios SUÃO 92, COMANGOE 92 e TUFÃO 92. Nas funções de 2.º comandante do Batalhão de Comandos 12 e como chefe da Secção de Operações, Informações e Segurança do Regimento de Comandos, revelou-se como um oficial de alto gabarito, evidenciando uma capacidade de trabalho a todos níveis notável. Inteiramente devotado à Carreira que abraçou, contribuiu, com o seu empenho e permanente disponibilidade, para os bons resultados atingidos pelo seu Regimento.

Nas funções como Oficial Superior, destacou-se inequivocamente pela forma especialmente notória e exemplar como desempenhou as numerosas e, por vezes, muito difíceis tarefas que lhe foram cometidas ao longo dos anos, nos diversos Órgãos onde prestou serviço.

Inicialmente no desempenho das funções de Analista e posteriormente como Chefe da Área de Informações Militares da Divisão de Informações Militares do Estado-Maior-General das Forças Armadas destacou-se pela sua permanente dedicação e entusiasmo. Oficial com muita determinação e força de vontade, desenvolveu um serviço de qualidade notável no setor dos relatórios estratégicos e de área. Neste âmbito, é ainda de destacar o reconhecimento público de que o seu trabalho foi alvo, tendo sido nomeado para as funções de Chairman na reunião NATO, para elaboração das listas de forças em 1998 e ainda no desempenho das funções de oficial de ligação na reunião dos Chefes de Estado-Maior-General das Forças Armadas da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa, em 2000. A sua integridade e sensatez converteram-no num elemento polarizador de vontades, contribuindo para o excelente ambiente de trabalho na Divisão.

Como chefe da Célula de Informações Militares do Quartel-General da Força de Manutenção de Paz da Missão de Suporte das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMISET) e como comandante do Contingente Nacional e Senior National Representative, demonstrou possuir um elevado sentido de objetividade e de análise, o que lhe permitiu uma avaliação correta das situações e de produção, em tempo oportuno, de informação válida e precisa. Com o seu estoicismo e espírito abnegado conseguiu levar por vencida as barreiras com que se foi deparando no desempenho das suas funções, conseguindo a integração de militares timorenses no Centro Conjunto de Informações, projeto considerado pelas Nações Unidas como inovador e de grande sucesso. A par destas iniciativas, é ainda de destacar a alta proficiência revelada no exercício do seu cargo, o que se ficou a dever às suas qualidades de liderança, tato e capacidade de relacionamento, reveladas no tratamento de assuntos sensíveis no seio do Quartel-General da Força de Manutenção de Paz, qualidades que lhe granjearam a maior estima e consideração perante os seus pares de outras nacionalidades.

No desempenho das funções de Adjunto no Conselho Nacional de Planeamento Civil de Emergência, o Coronel Abreu Bastos evidenciou-se por uma conduta irrepreensível, muito determinada e por possuir uma sólida preparação técnico-militar. Oficial muito íntegro, leal e com uma permanente vontade de bem servir, garantiu uma excelente capacidade de resposta às múltiplas solicitações que lhe foram feitas. Neste âmbito destacou-se pelo cuidado posto no acompanhamento dos assuntos referentes ao Planeamento Civil de Emergência e ainda na forma como desenvolveu as tarefas de coordenação e controlo dos trabalhos das comissões de Planeamento de Emergência na área dos transportes terrestres, marítimos e aéreos, com especial referência para as reuniões realizadas na Direcção-Geral de Armamento e Equipamento de Defesa do MDN, sobre Transporte Estratégico e Especialistas Funcionais.

Oficial de elevada craveira intelectual e sólida formação moral, o Coronel Abreu Bastos evidenciou um espírito de sacrifício e uma dedicação ao serviço inexcedíveis, que o tornaram apto a assumir as mais complexas tarefas, sendo merecedor da plena confiança dos seus superiores. É de destacar a forma competente como exerceu as funções de chefe do Centro de Situação e Operações Conjunto (CSOC) do Comando Operacional Conjunto (COC), do Estado-Maior-General das Forças Armadas. Oficial extremamente dedicado ao serviço, com um perfeito sentido do dever e possuidor de um forte espírito de camaradagem e cooperação, revelou-se como um pilar fundamental no eficaz cumprimento das tarefas cometidas a este Órgão, quer as decorrentes do acompanhamento das Forças Nacionais Destacadas nos diversos Teatros de Operações, quer ainda as desenvolvidas no quadro dos Exercícios e Operações em que este Comando Operacional participou.

Neste âmbito, é de toda a justiça destacar o seu valioso contributo na preparação, conduta e controlo dos exercícios da série LUSÍADA, onde evidenciou uma capacidade de trabalho e de organização excecionais, contribuindo, de forma decisiva, para o bom andamento destes exercícios. No decurso da Operação MANATIM, evidenciou-se pelo seu elevado espírito de iniciativa e permanente preocupação colocada na execução das tarefas de coordenação no Centro de Situação, onde, uma vez mais, ficaram plasmadas as qualidades militares e pessoais que lhe são inerentes.

No momento em que vai transitar para a situação de Reserva, são de realçar as suas evidentes qualidades, entre outras, a lealdade, a frontalidade e a elevada capacidade de liderança, que tornam o Coronel Abreu Bastos merecedor de ver sublinhado o seu desempenho e contributo Nacional, devendo os serviços por si prestados serem considerados distintos e relevantes, de que resultou, honra e lustre para as Forças Armadas Portuguesas e para a Pátria.

21 de dezembro de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

206719918

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1083714.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda