Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 148/2013, de 1 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Louva o major-general Tiago Maria Ramos Chaves de Almeida e Vasconcelos

Texto do documento

Louvor 148/2013

Louvo o Major-general, NIM 03033681, Tiago Maria Ramos Chaves de Almeida e Vasconcelos pela forma altamente honrosa e notável como cumpriu as funções de Comandante do Comando Operacional da Madeira (COM), ao longo dos dois últimos anos.

No desempenho das suas tarefas, o Major-general Tiago Vasconcelos revelou excecionais qualidades e virtudes militares, a par de uma inexcedível capacidade de comando e grande espírito de iniciativa, qualidades objetivamente patenteadas nos bons resultados atingidos, quer nas iniciativas por si desencadeadas, quer naquelas em que participou por inerência das suas funções.

É de relevar a sua preocupação permanente com a componente operacional do Sistema de Forças Nacional da Região Militar da Madeira, particularmente, na atualização do planeamento operacional do COM, o que se materializou na elaboração das respetivas diretivas de planeamento, de uma matriz de planos de contingência, e de vários projetos de planos de contingência. Ainda no âmbito da componente operacional, é de destacar o seu profundo empenho no planeamento, execução e avaliação dos exercícios da série ZARCO, cujo sucesso se fica a dever, em muito, ao bom ambiente institucional e ao permanente esforço de coordenação por si implementado, entre o COM e os Comandos das Componentes, presentes no Arquipélago. Complementarmente, as suas reconhecidas capacidades para estabelecer boas relações institucionais, permitiram estender à Proteção Civil e demais entidades da sociedade madeirense, frutuosa cooperação e consolidadas sinergias, noutros domínios, facto que granjeou um prestígio acrescido para as Forças Armadas e se constituiu como objeto de múltiplas referências elogiosas.

No desempenho das suas funções destacam-se ainda as atividades desenvolvidas na sequência dos pedidos de apoio do Governo Regional, feitos aquando da vaga de incêndios florestais em Julho de 2012, bem como as ações desencadeadas para fazer face ao temporal que assolou a ilha da Madeira, em Outubro de 2012. Neste âmbito, salienta-se a importância que imprimiu ao papel das Forças Armadas, como entidade utilizadora e participante nas estruturas de gestão e segurança do Sistema Integrado de Comunicações de Segurança, Emergência e Defesa da Madeira, do Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SICOSEDMA/SIRESP), consolidando, esse papel, mediante o estabelecimento de normas, procedimentos e integração dos grupos de utilizadores das Forças Armadas na Região Autónoma doa Madeira.

O comando do Major-general Tiago Vasconcelos foi igualmente caracterizado por uma constante preocupação pela correta gestão dos recursos humanos e financeiros, traduzida, quer na excelente coordenação interna no COM, quer ainda na disponibilização de recursos materiais conducentes à beneficiação das infraestruturas existentes e consequente melhoria das condições de trabalho do pessoal sob o seu Comando, sendo de relevar que, na sequência dos trabalhos realizados e melhorias conseguidas, o COM obteve em Julho de 2012, a certificação Hazard Analysis & Critical Control Point (HACCP), conforme legislação em vigor.

Oficial General distinto, dotado de um excelente sentido prático, de uma capacidade de planeamento e organização excecionais e de uma habilidade ímpar para dirigir e comandar homens, são atributos que, aliados às relevantes qualidades pessoais demonstradas, deram origem a uma galvanização espontânea dos esforços de todos quantos com ele trabalhavam e a um efetivo reforço das ligações inter-Ramos, do Sistema de Forças Nacional existente na Região Autónoma da Madeira e sob o seu comando.

Deste modo, pela notoriedade do conjunto das atividades desenvolvidas e pela afirmação constante das suas excecionais qualidades e virtudes militares, é o Major-general Tiago Vasconcelos merecedor de público reconhecimento, pela ação de comando que desenvolveu, devendo os serviços, por si prestados, serem considerados extraordinários, relevantes e distintos, dos quais resultaram honra e lustre para as Forças Armadas e para a Nação.

28 de dezembro de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

206715308

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1083483.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda