Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 145/2013, de 1 de Fevereiro

Partilhar:

Sumário

Louva os militares da marinha, a bordo do N.R.P. «Arpão»

Texto do documento

Louvor 145/2013

Louvo os militares da Marinha que, a bordo do N.R.P. "Arpão", integrando a Força Naval de Reação Imediata da NATO (SNMG2), no âmbito da Operação "ACTIVE ENDEAVOUR", e Exercício "NOBLE MARINER 2012", cumpriram de forma exemplar a missão que lhes foi atribuída, na monitorização e vigilância do ambiente marítimo no Mar Mediterrâneo, na prevenção e combate ao terrorismo, e no exercício de certificação do Comando da NATO Response Force (NRF), no período de 1 de setembro a 27 de outubro de 2012.

Durante aquele período, o submarino "Arpão", demonstrou elevados padrões de desempenho operacional, que muito contribuíram para os resultados atingidos, conforme foi oportunamente reconhecido pelo Comandante da SNMG2 e pelo Comandante do Comando Naval da NATO no Mediterrâneo (MCC Nápoles).

Com uma elevada taxa de navegação, uma postura tranquila, flexível e pró-ativa, o "Arpão" integrou, pela primeira vez nas Forças Armadas Portuguesas e nesta classe de submarinos, a SNMG2, tendo constituído um desafio e uma oportunidade, que foram amplamente superados, designadamente as duas patrulhas efetuadas no Mediterrâneo Ocidental, onde foram desenvolvidas ações de monitorização, de reconhecimento e de recolha de informações do ambiente marítimo, tendo em vista a prevenção e o combate ao terrorismo naquela zona do globo, no âmbito do artigo 5.º da NATO.

Os excelentes resultados alcançados, que em muito prestigiam Portugal, só foram possíveis graças às excelentes capacidades técnicas, operacionais e humanas evidenciadas pela guarnição do "Arpão", para ultrapassar as dificuldades inerentes a uma Missão desta natureza, desenvolvida maioritariamente em ambiente de sub-superfície, com características muito específicas e essenciais no esforço internacional para a prevenção e combate ao terrorismo no Mediterrâneo.

Pelas razões acima expressas, pelo inestimável contributo prestado à missão da NATO na luta contra o terrorismo transnacional, é meu dever reconhecer publicamente, o orgulho institucional pela forma como os militares embarcados no N.R.P. "Arpão" cumpriram esta Missão, no âmbito da Operação "ACTIVE ENDEAVOUR", integrados na Força Naval de Reação Imediata da NATO (SNMG2), muito dignificando e prestigiando as Forças Armadas Portuguesas e elevando o nome de Portugal no plano externo, do qual resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para a Pátria.

30 de novembro de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

ANEXO

Relação de militares que integraram a Força Naval de Reação Imediata da NATO (SNMG2), no âmbito da Operação "ACTIVE ENDEAVOUR" e do Exercício "NOBLE MARINER 2012", a bordo do N.R.P. "Arpão".

(ver documento original)

206715413

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1083480.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda