Louvo o Sargento-Ajudante de Engenharia, NIM 00833887, Paulo Manuel Mota Nunes, pela forma excecionalmente competente e empenhada como exerceu as suas funções de Sargento de Logística da Unidade de Engenharia 11, enquanto Força Nacional Destacada, integrada na missão United Nations Interim Forces in Lebanon (UnEng11/FND/UNIFIL), no período de 16 janeiro a 26 junho de 2012.
No desempenho de funções de grande responsabilidade, demonstrou ser um militar muito dinâmico, zeloso e disciplinado, que sempre pautou o seu desempenho pelo rigor e competência profissional, demonstrando em todos os momentos um elevado espírito de missão, lealdade e de iniciativa.
Durante o período de missão no Líbano, exerceu em todas as circunstâncias um rigoroso e eficaz controlo das cargas da Unidade, tendo-se constituído como um elo de ligação primordial com a Direção de Material e Transportes do Comando da Logística, através da sua ação enérgica e segura possibilitando um processo eficaz de retração da Força.
Na fase final da missão, aquando do processo de contentorização de cargas para posterior transporte, apoiou o Oficial de Logística da Unidade nas tarefas de identificação de anomalias nos contentores marítimos, e sua posterior reparação, possibilitando a certificação dos mesmos para transporte marítimo. Também na preparação da carga, colaborou no seu acondicionamento, pesagem, e verificação da mesma, em estreita coordenação com as entidades competentes da UNIFIL, para posterior selagem dos contentores, sendo um elemento fundamental e demonstrando uma enorme capacidade técnica, disponibilidade e sentido de dever.
Pelas excecionais qualidades e virtudes militares que possui, e pela afirmação constante de elevados dotes de caráter, lealdade, espírito de sacrifício e de obediência, o Sargento-Ajudante Mota Nunes é digno de que os serviços por si prestados sejam considerados relevantes e de elevado mérito.
17 de outubro de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.
206711469