Louvo o Major de Engenharia, NIM 11013094, Mário Manuel da Fonseca Martinho, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de 2.º Comandante e Chefe de Estado-Maior na Unidade de Engenharia 11, enquanto Força Nacional Destacada, integrada na missão da ONU, no Líbano (UnEng11/FND/UNIFIL), no período de 16 janeiro a 26 junho de 2012.
Através de uma conduta exemplar mostrou, como 2.º Comandante, possuir excelentes capacidades de comando, sendo fundamental para o elevado desempenho e disciplina dos militares da Força. Pela sua elevada competência técnico-profissional conquistou o respeito e consideração dos seus subordinados e foi um colaborador imprescindível do seu Comandante substituindo-o quando necessário e com perfeito conhecimento da sua intenção e da missão, revelando por isso, estar apto a desempenhar cargos de maior responsabilidade.
Como Chefe de Estado-Maior, evidenciou grande capacidade de planeamento, organização e coordenação, fundamentais para a persecução dos objetivos da Unidade. No Teatro de Operações do Líbano destaca-se a coordenação e monitorização das tarefas executadas, como sejam os trabalhos de proteção da força efetuados em prol de outras Unidades da UNIFIL, os "Blue Line Barrels", operações CIMIC e de sustentação da Força. Demonstrando grande faculdade de previsão e de antecipação, foi mais uma vez essencial para que a retração se desenrolasse de uma forma eficiente e eficaz, atingindo na totalidade os objetivos pretendidos.
Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que creditam o Major Fonseca Martinho como sendo um Oficial de elevada craveira, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados, extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.
17 de outubro de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.
206712384