Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 130/2013, de 31 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Louva o tenente-coronel de engenharia Rui Paulo Brazão Martins Costa

Texto do documento

Louvor 130/2013

Louvo o Tenente-Coronel de Engenharia, NIM 07978886, Rui Paulo Brazão Martins Costa pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de comandante da Unidade de Engenharia 11, enquanto Força Nacional Destacada, Integrada na missão da ONU no Líbano (UnEng11/FND/UNIFIL), no período entre 16 de janeiro de 2012 e 26 de junho de 2012.

No desempenho das suas funções, o Tenente-Coronel Martins Costa demonstrou um elevado espírito de organização, grande capacidade de trabalho e superiores conhecimentos técnicos, o que par das suas qualidades pessoais, lhe permitiram ganhar a consideração e o respeito das autoridades militares da UNIFIL, assim como dos seus superiores hierárquicos e subordinados.

No âmbito da sua ação de comando salienta-se, pela complexidade e sensibilidade das operações, a continuação da marcação dos Blue Line Barrels, a construção da cerca temporária em KAEFER KALA e a cobertura de valas em BLIDA, atividades que obrigaram a delicadas tarefas de coordenação com a UNIFIL, com as Lebanese Armed Forces (LAF) e as Israel Defence Forces (IDF). A UnEng11/FND/UNIFIL constituiu-se como um elemento fulcral para a diminuição das tensões ao longo da Blue Line, em particular na área sensível de FATIMA'S GATE, tendo a sua participação nestes projetos sido objeto de reconhecimento público por parte das mais altas instâncias da UNIFIL.

No âmbito da missão específica da UnENg11/FND/UNIFIL, é ainda de referir a resoluta ação por si demonstrada na coordenação e controlo de diversas atividades de engenharia executadas em benefício de outras unidades da UNIFIL, designadamente trabalhos de proteção da força e beneficiação de infraestruturas onde se englobam, entre outras, a construção de muros de proteção, de torres de observação, construção de abrigos coletivos, melhoria da vedação periférica e terraplanagens de diversas áreas do Quartel-General da UNIFIL. Estas ações, para além de contribuírem para um substancial aumento da proteção da UNIFIL, resultaram também num notório incremento das condições de trabalho e de vivência para a generalidade das forças da UNIFIL.

A sua elevada competência profissional e o permanente respeito por outras culturas foram evidenciadas não só na ligação privilegiada que estabeleceu com a população local, mas também na forma cuidada como recebeu, integrou e acompanhou o contingente de 11 elementos das forças armadas de TIMOR, facto digno de relevo, dado ser esta a primeira vez que forças de um país da CPLP integraram uma FND num Teatro de Operações. A sua ação de comando, vincadamente marcada pelos fortes atributos pessoais referidos, permitiram-lhe alcançar um forte espírito de corpo e um exímio desempenho coletivo.

Chamado a planear, coordenar e executar a retração do dispositivo nacional da UNIFIL, fê-lo de forma exemplar, com um invulgar espírito de missão e de iniciativa, dando cumprimento aos prazos superiormente estipulados, sem descorar as demais tarefas cometidas à sua Unidade.

Pelo conjunto das atividades desenvolvidas em prol da UNIFIL e dos cidadãos libaneses, e pela afirmação constante das suas excecionais qualidades e virtudes militares que demonstrou durante a sua missão, Tenente-Coronel Martins Costa é merecedor deste público reconhecimento, devendo os serviços por si prestados, dos quais resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal, serem considerados extraordinários, relevantes e distintos.

17 de novembro de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

206711266

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1083201.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda