Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 54/2013, de 9 de Janeiro

Partilhar:

Sumário

Louva o tenente-coronel de artilharia Fortunato Manuel Figueiredo Mariano Alves

Texto do documento

Louvor 54/2013

Louvo o tenente-coronel de artilharia, NIM 18099686, Fortunato Manuel Figueiredo Mariano Alves, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Comandante do Campo de Treino de Bihanga, no âmbito da missão European Union Training Mission - Somália (EUTM-Somália), durante cerca de oito meses.

Oficial dotado de muito dinamismo, grande capacidade de trabalho e perfeito sentido das suas responsabilidades, conduziu a sua ação de comando do Campo de Bihanga por uma constante preocupação no planeamento, coordenação e execução das suas. Da sua ação de comando é de destacar, a forma como estabeleceu e soube manter as mais profícuas relações de trabalho e cooperação com os militares ugandeses do Campo, facto que lhe mereceu os mais rasgados elogios da parte do Comandante da EUTM-Somália.

Com a sua conduta o Tenente-Coronel Mariano Alves deu um contributo inexcedível para que a EUTM-Somália estivesse em condições de formar uma força profissional e disciplinada de 600 militares, para integrar o exército Somali, tendo o seu elevado nível de preparação técnica sido objeto das melhores referências públicas, na cerimónia final da sua formação.

Ainda no âmbito das suas funções, é de toda a justiça destacar os excelentes resultados atingidos no decurso das atividades por si desenvolvidas na área da manutenção da ordem e disciplina no interior do Campo; o seu permanente cuidado posto na atenção aos detalhes culturais tão díspares em presença neste Campo, bem como o minúcia revelada na coordenação de todos os aspetos inerentes à segurança física dos elementos militares e civis no interior daquela infraestrutura, são qualidades que lhe foram objetivamente reconhecidas, o que o levou a constituir-se, inegavelmente, como uma permanente referência de todos aqueles que com ele lidaram.

Como comandante do Campo de Treino o Tenente-Coronel Mariano Alves demonstrou uma elevada capacidade de liderança e de organização e um perfeito conhecimento da sua missão, superando, as dificuldades inerentes à presença de tão diversificados atores. Os esforços de cooperação por si desenvolvidos contribuíram expressivamente para que fossem conseguidos os apoios necessários para a beneficiação e manutenção das infraestruturas do Campo, assegurando desta forma as adequadas condições de habitabilidade, sanitárias e de alimentação.

Face ao anteriormente exposto, é de toda a justiça reconhecer publicamente a ação de comando que o Tenente-Coronel Mariano Alves desenvolveu, assim como as excecionais qualidades e virtudes militares e pessoais que o creditam como sendo um Oficial de elevada craveira, devendo, por isso, os serviços por si prestados, serem considerados, extraordinários, relevantes e distintos, de que resultou honra e lustre para as Forças Armadas e para Portugal.

17 de outubro de 2012. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Luís Evangelista Esteves de Araújo, general.

206639217

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1079217.dre.pdf .

Ligações para este documento

Este documento é referido no seguinte documento (apenas ligações a partir de documentos da Série I do DR):

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda