Louvo o sargento-chefe NIM 18149086, Fernando Manuel Lourenço Nisa, pela forma competente, dedicada e leal como, entre 23 de setembro de 2012 e 25 de julho de 2014, desempenhou funções na Divisão de Estudos e de Apoio à Gestão da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN).
Tendo-lhe sido atribuídas tarefas de apoio administrativo, em particular nos processos de aquisição de serviços necessários ao normal cumprimento da missão e atividades externas da DGPDN, mas também e sobretudo na área das relações públicas e protocolo desta Direção-Geral, o sargento-chefe Fernando Nisa demonstrou grande capacidade de adaptação, conhecimentos profissionais, eficiência, organização e empenho em áreas de trabalho de elevada exigência e de solicitação permanente.
No exercício das suas tarefas, o sargento-chefe Fernando Nisa revelou assinalável iniciativa e capacidade de gestão dos processos sob sua responsabilidade, grande profissionalismo e permanente disponibilidade, o que muito contribuiu para um nível de desempenho elevado, com reflexos muito positivos e transversais à atividade da DGPDN.
Por força das funções que lhe estavam atribuídas, o sargento-chefe Fernando Nisa manteve contactos regulares com organismos e agentes externos, designadamente ao nível dos serviços centrais do MDN e das Forças Armadas, aí revelando uma excelente capacidade de relacionamento interdepartamental que favoreceu o sucesso de diversas ações de responsabilidade conjunta ou partilhada.
Merece especial realce a sua participação ativa, empenhada e competente na Presidência Portuguesa da Iniciativa 5-5 Defesa durante o ano de 2013, cuja coordenação foi atribuída à DGPDN.
A sua competência e experiência profissionais, aliadas às suas qualidades pessoais, das quais relevo o bom senso, a lealdade, a responsabilidade, o trato urbano e o irrepreensível aprumo, creditam o sargento-chefe Fernando Nisa como um militar distinto, merecendo muito justamente a estima, o respeito e a consideração de todos os que com ele trabalharam e privaram.
Assim, no momento em que cessa as suas funções na Direção-Geral de Política de Defesa Nacional é-me grato, e de inteira justiça, dar público testemunho e louvar o sargento-chefe NIM 18149086, Fernando Manuel Lourenço Nisa, pelos serviços prestados e pelo contributo que deu ao cumprimento da missão desta Direção-Geral.
25 de julho de 2014. - O Diretor-Geral de Política de Defesa Nacional, Nuno Pinheiro Torres.
208051654