Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Despacho 10975/2014, de 28 de Agosto

Partilhar:

Sumário

Nomeação da Comissão de Reforma da Lei de Enquadramento Orçamental e sua composição

Texto do documento

Despacho 10975/2014

A Lei de Enquadramento Orçamental, doravante designada por LEO, constitui uma peça-chave para a organização, apresentação, debate, aprovação, execução, fiscalização e controlo do Orçamento do Estado. Na ordem constitucional representa o quadro jurídico fundamental que preside à concretização do princípio do consentimento - pedra angular do Estado de direito democrático. O primado da lei e a salvaguarda da legitimidade da origem e do exercício aferem-se no modo como a representação cívica e política se materializa.

A atual LEO resulta de um longo trabalho que culminou numa laboriosa negociação parlamentar que teve o seu termo no final da sessão legislativa de 2000-2001.

Volvidos mais de 13 anos sobre a vigência da LEO, com oito alterações de grande relevância, muitas delas ditadas pelas dificuldades financeiras resultantes de um quadro internacional bastante incerto e tendo o Estado vivido um programa de assistência económica e financeira, é tempo de proceder a uma reforma de fundo do sistema orçamental vigente.

Para a concretização deste objetivo será constituída uma Comissão de Reforma da Lei de Enquadramento Orçamental, composta por um quadro de especialistas em finanças públicas com reconhecido currículo académico e experiência profissional nesta área, capazes de num curto espaço de tempo apresentarem um anteprojeto, tendo em conta as mais recentes experiências internacionais e estudos elaborados, que será submetido a apreciação pública e a negociação parlamentar posterior.

Para o efeito, determino o seguinte:

1 - É nomeada, na dependência da Secretaria de Estado do Orçamento, a Comissão de Reforma da Lei de Enquadramento Orçamental, com a seguinte composição:

a) Professor Doutor Guilherme Waldemar Goulão dos Reis de Oliveira Martins, Presidente da Comissão de Reforma;

b) Dr. Vitor Jaime Pereira Alves;

c) Dr.ª Carla Maria Lamego Ribeiro;

d) Professor Doutor Miguel St. Aubyn;

e) Professora Doutora Nazaré Saldanha Póvoas da Costa Cabral;

f) Professor Doutor Nuno Filipe Abrantes Leal Cunha Rodrigues;

g) Dr. Jorge Manuel Correia da Cunha;

h) Mestre Luís Filipe Cracel Viana;

i) Dr. José Azevedo Pereira;

j) Dr. José Miguel Cardoso Costa;

k) Dr. Virgilio Fernandes;

l) Dr.ª Noémia Silva Goulart;

m) Dr.ª Maria de Lourdes Castro;

n) Dr.ª Anabela Ferreira Pedro Vilão;

o) Dr.ª Kátia Ruth Rodrigues e Aragão Ferreira;

p) Dr. Miguel Pinto de Mesquita Rebelo de Sousa;

q) Mestre Ana Isabel Calado da Silva Pinto.

2 - As funções de Secretariado Técnico são desempenhadas pelo Dr. Miguel Pinto de Mesquita Rebelo de Sousa e pela Dr.ª Mestre Ana Isabel Calado da Silva Pinto.

3 - No exercício do mandato que lhe é conferido a Comissão de Reforma da Lei de Enquadramento Orçamental deverá proceder à elaboração de um anteprojeto de lei de enquadramento orçamental que tendo em conta as mais recentes experiências internacionais e estudos elaborados, proceda à reformulação do processo orçamental, do enquadramento orçamental dos serviços e organismos da Administração Pública, dos macroprocessos orçamentais, do processo de prestação de contas e da articulação entre a execução orçamental e a tesouraria do Estado.

4 - De forma a dar cumprimento ao mandato que lhe é conferido a Comissão de Reforma da Lei de Enquadramento Orçamental reunirá de acordo com o agendamento a decidir pelos seus membros, sob proposta do seu Presidente.

5 - Sem prejuízo do calendário de trabalhos a aprovar nos termos do número anterior o Comissão de Reforma da Lei de Enquadramento Orçamental entrega ao Governo o anteprojeto de lei de enquadramento orçamental até 30 de novembro de 2014.

6 - A Comissão de Reforma da Lei de Enquadramento Orçamental poderá, no âmbito dos trabalhos a desenvolver, proceder à audição das entidades que considere convenientes.

7 - Os membros da Comissão de Reforma da Lei de Enquadramento Orçamental renunciam a qualquer tipo de remuneração pelos trabalhos realizados no âmbito desta Comissão.

8 - O apoio logístico a administrativo necessário ao funcionamento da Comissão de Reforma da Lei de Enquadramento Orçamental será assegurado pelo Gabinete do Secretário de Estado Adjunto e do Orçamento.

13 de agosto de 2014. - A Ministra de Estado e das Finanças, Maria Luís Casanova Morgado Dias de Albuquerque.

208043984

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1075755.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda