Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 401/2014, de 24 de Julho

Partilhar:

Sumário

Louva o coronel de infantaria Francisco José Fonseca Rijo

Texto do documento

Louvor 401/2014

Louvo o Coronel de Infantaria, NIM 17527085, Francisco José Fonseca Rijo, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Senior Advisor da Military Advisor Team (MAT) na Kabul Capital Division (KCD), do 7.º Contingente Nacional, quando integrou a International Security Assistance Force (ISAF) da NATO, no Teatro de Operações (TO) do Afeganistão, entre 11 de novembro de 2013 e 12 de maio de 2014.

Como Senior Advisor da MAT na KCD, o Coronel Fonseca Rijo, Chefe da Equipa de Assessoria ao Comandante e Estado-Maior da 111.ª Divisão Afegã, interpretou de modo excecional a forma como decorre o processo de transição e o conceito operacional da Security Force Assistance (SFA), destinado a apoiar as Afghan National Security Forces (ANSF). Cedo percebeu que o fator mais significativo para a garantia de umas Forças de Segurança Afegãs inteiramente eficazes e autossuficientes é o apoio prestado pelas equipas de assessoria e pelas equipas de formadores e, que o desenvolvimento das ANSF é essencial e crítico para a transferência da responsabilidade de segurança e defesa para o Governo da República Islâmica do Afeganistão.

No âmbito da missão atribuída ao 7.ºCN/ISAF, esteve inicialmente prevista a projeção de duas equipas de assessoria, uma com a responsabilidade de aconselhar, assistir e assessorar o Comandante e o Estado-Maior da KCD, e a segunda, a ativar à ordem, com a responsabilidade de aconselhar, assistir e assessorar um Mobile Strike Force Battalion. Não tendo sido possível projetar duas equipas de assessoria para o TO, o Coronel Fonseca Rijo estruturou e articulou a equipa de assessoria, tornando possível uma dupla valência, manifestando desde logo, uma enorme capacidade de liderança, identificando, potenciando e estimulando as capacidades individuais a manifestarem-se no seio da MAT, liderando sempre pelo exemplo, configurando-se os seus atos de esclarecido e excecional zelo, a par de uma conduta irrepreensível.

No âmbito das suas funções, exerceu a sua assessoria, de forma indireta, por ministério de influência, junto do Estado-Maior da 111.ª Divisão Afegã, através dos militares constituintes da MAT e de uma forma direta, junto do Comandante da Divisão, revelando uma elevada competência e um extraordinário desempenho, o que se veio a refletir na qualidade do trabalho produzido junto da KCD. Neste particular, concebeu e implementou um plano, onde identificou as necessidades, fez o levantamento de "problemas" e respetivas causas, no Comando e Estado-Maior da KCD, deixando à Divisão Afegã, um trabalho que melhor habilitará o Comandante desta Grande Unidade do Exército Afegão na sua ação de comando. Esta sua iniciativa recebeu os mais rasgados elogios quer do Comandante da KCD, quer das várias instâncias da ISAF, assim como de outras Grandes Unidades Afegãs que pretendem estabelecer planos idênticos para a melhoria do Comando e Controlo delas próprias.

Oficial possuidor de uma sólida cultura geral e militar, o Coronel Fonseca Rijo revelou ainda, excelentes qualidades pessoais de ponderação e do sentido do dever que lhe permitiram executar com grande rigor e qualidade as funções que lhe foram cometidas. A este conjunto de atributos, associou uma irrepreensível conduta e postura como militar, excecional espírito de missão, lealdade, disponibilidade e sentido de camaradagem, revelados igualmente na forma exemplar como estabeleceu o seu relacionamento pessoal com todos os militares da KCD e os do Contingente Nacional.

Pelas muito relevantes qualidades pessoais, pela forma altamente competente e empenhada como cumpriu as suas funções e pelas excecionais qualidades militares demonstradas pelo Coronel Fonseca Rijo, no Teatro de Operações do Afeganistão, resultou honra e lustre para a Pátria e para a Instituição Militar que devotamente serve, devendo assim ser apontado como referência aos seus inferiores hierárquicos e, a seus pares como merecedor da confiança dos seus superiores e que os serviços por si prestados sejam considerados extraordinários, relevantes e distintos.

16 de junho de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, general.

207968014

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1070638.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda