Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 400/2014, de 24 de Julho

Partilhar:

Sumário

Louva o tenente-coronel de infantaria Pedro Filipe Leal Marques Pires da Silva

Texto do documento

Louvor 400/2014

Louvo o Tenente-coronel de Infantaria, NIM 17385789, Pedro Filipe Leal Marques Pires da Silva, pela forma altamente honrosa e brilhante como desempenhou as funções de Comandante da Unidade de Apoio, do 7.º Contingente Nacional, quando integrou a International Security Assistance Force (ISAF) da NATO, no Teatro de Operações do Afeganistão, entre 11 de novembro de 2013 e 12 de maio de 2014.

No desempenho das suas funções, estruturou e articulou o Estado-Maior e as Subunidades de modo a garantir o ininterrupto apoio na sustentação e na proteção às capacidades que integraram o Contingente Nacional, assim como, quando necessário a outros militares portugueses em missão neste Teatro de Operações. A sua Unidade de Apoio, apesar das diferentes culturas organizacionais que a constituíam, provenientes da Marinha, Exército e Força Aérea, formou um grupo sólido, coeso, motivado e com um exemplar espírito de bem servir, graças à capacidade de liderança do Tenente-coronel Pires da Silva, que fez sobressair o melhor de cada um, mesmo nas mais difíceis e complexas circunstâncias.

No cumprimento das suas funções acompanhou permanentemente a vida interna da unidade, zelando pela disciplina e pelo rigoroso cumprimento das determinações em vigor, constituindo-se como uma mais-valia no auxílio ao Comandante do Contingente na sua ação de Comando.

A par das tarefas necessárias ao funcionamento e sustentação da Força, assim como de garantir a segurança dos movimentos, em proveito de todo o Contingente, o Tenente-coronel Pires da Silva foi ainda chamado a participar em diversas reuniões de apoio à decisão na estrutura NATO. A sua postura de firmeza, de profissionalismo e competência, demonstradas na apresentação das opções que melhor salvaguardavam a posição do 7.ºCN/ISAF e consequentemente da posição nacional, constituíram fonte de prestígio para Portugal.

Oficial ponderado, educado, com grande capacidade de organização e de trabalho, pautou toda a sua conduta por uma lealdade constante e por uma grande frontalidade, impondo-se naturalmente em todas as situações, impulsionando com o seu exemplo todos os que com ele trabalharam.

Pelas muito relevantes qualidades pessoais, pela forma altamente competente e empenhada como desempenhou as suas funções e pelas excecionais qualidades militares demonstradas e do notável desempenho do Tenente-coronel Pires da Silva no Teatro de Operações do Afeganistão, resultou honra e lustre para a Pátria e para a Instituição Militar que devotamente serve, devendo assim ser apontado como referência aos seus inferiores hierárquicos e, a seus pares como merecedor da confiança dos seus superiores e que os serviços por si prestados sejam considerados extraordinários, relevantes e distintos.

16 de junho de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, general.

207968096

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1070637.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda