Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 389/2014, de 23 de Julho

Partilhar:

Sumário

Louva o capitão de infantaria Hélio Gonçalves da Silva

Texto do documento

Louvor 389/2014

Louvo o Capitão de Infantaria, NIM 19144498, Hélio Gonçalves da Silva, pela forma excecionalmente competente e empenhada como exerceu as funções de Comandante da Companhia de Proteção da Unidade de Apoio, exercendo cumulativamente, as funções de Oficial de Operações do Estado-Maior da Unidade de Apoio do 7.º Contingente Nacional, quando integrou a International Security Assistance Force (ISAF) da NATO, no Teatro de Operações do Afeganistão, entre 11 de novembro de 2013 e 12 de maio de 2014.

Na organização da Companhia de Proteção, teve um papel preponderante no planeamento da instrução e do treino, onde fruto da sua experiência em operações de apoio à paz, criou as condições necessárias e suficientes para que fosse ministrada a formação mais adequada, tendo em vista o melhor desempenho no Teatro de Operações. Através do constante acompanhamento e supervisão possibilitou que as Subunidades da Companhia pudessem atingir um superior nível de proficiência, que em muito contribuiu para que as Forças Portuguesas fossem reconhecidas como de inegável qualidade.

No desempenho da função de Comandante da Companhia de Proteção salienta-se a execução e o planeamento dos movimentos que os Grupos da Companhia efetuaram, garantindo diariamente o transporte, a segurança e a proteção de todos os elementos que constituíam a Military Advisor Team, assim como outros movimentos para as restantes capacidades do 7.º Contingente Nacional. Neste âmbito destaca-se a forma como coordenou diretamente com o Comando da Force Protection KAIA e com o Estado-Maior do Regional Command - Capital no sentido de garantir a segurança dos movimentos, entradas e saídas do Campo KAIA do Contingente Nacional.

Enquanto Oficial de Operações, atuando em circunstâncias difíceis e confrontado com uma crescente escassez de recursos, comprovou a sua elevada competência profissional, conseguindo, de uma forma distinta e criativa, aplicar os seus conhecimentos na procura de soluções práticas e eficazes, que se traduziram em elevados padrões de qualidade orientados para a melhoria da atividade operacional. A experiência, a capacidade de trabalho, o bom senso e a camaradagem foram as ferramentas essenciais no apoio à gestão dos recursos disponíveis.

Pelas excecionais qualidades e virtudes militares e humanas que possuiu, pela afirmação constante de elevados dotes de carácter, lealdade, abnegação, espírito de sacrifício e obediência, bem como pelo extraordinário zelo colocado em todos os atos de serviço, o Capitão Gonçalves da Silva é digno de ser apontado como um excelente Militar, de ver realçada a confiança em si depositada e de que os serviços por si prestados sejam considerados relevantes e de elevado mérito, tendo deles resultado prestígio, honra e lustre para as Forças Armadas Portuguesas e para Portugal.

16 de junho de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, general.

207968152

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1070495.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda