Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda

Louvor 343/2014, de 26 de Junho

Partilhar:

Sumário

Louva o coronel de infantaria Diogo Maria da Silva Pinto Sepulveda Velloso

Texto do documento

Louvor 343/2014

Louvo o Coronel de Infantaria, NIM 19801582, Diogo Maria da Silva Pinto Sepúlveda Velloso, pela forma altamente honrosa e brilhante como sempre desempenhou as inúmeras funções e tarefas que lhe foram foi atribuídas, ao longo de mais de trinta e quatro anos de serviço ativo no Exército Português e nas Forças Armadas.

Ao longo de toda a sua carreira de oficial de Infantaria, o Coronel Sepúlveda Velloso evidenciou-se como um distintíssimo oficial, possuidor de uma sólida formação ética e moral, aliada a uma irrepreensível conduta militar, o que, a par das excecionais qualidades e virtudes militares de que é detentor, o levou a afirmar-se permanentemente como um exemplo para todos aqueles que com ele privaram.

Oficial de elevadíssima capacidade de trabalho, notável espírito de iniciativa e de sacrifício, evidenciando uma excecional capacidade de adaptação a novas circunstâncias, pautou a sua conduta de Soldado pelos ditames da honra e do dever, qualidades objetivamente materializadas nos múltiplos louvores e condecorações que constam na sua folha de serviços.

No desempenho das suas funções de Subalterno, e como instrutor de diversos cursos de formação e de qualificação no Centro de Instrução de Operações Especiais (CIOE), revelou um elevado espírito de missão, grande capacidade de trabalho e excelentes conhecimentos técnico-profissionais.

Como Capitão, demonstrou possuir um abrangente conjunto de qualidades profissionais e pessoais, que comprovaram desde logo a sua especial vocação para o exercício do comando de tropas. Militar muito disciplinado e disciplinador, perfeitamente consciente dos seus deveres e responsabilidades revelou, ao longo dos anos em que desempenhou funções neste Posto, uma permanente disponibilidade para o serviço, muitas das vezes com real prejuízo da sua vida pessoal e familiar.

No desempenho das funções enquanto Major, destacou-se, uma vez mais, pelas excelentes qualidades e virtudes militares evidenciadas, designadamente durante o período em que comandou o Batalhão de Instrução no CIOE. A sua ação de comando foi marcada pela sua vincada personalidade e no cuidado e detalhe posto no planeamento, conduta e controlo dos diferentes cursos ministrados neste Batalhão.

Nesta fase da sua vida profissional, foram evidentes as suas inatas qualidades de líder, a sua integridade de carácter e um dinamismo ímpar, atributos que sempre colocou na resposta aos inúmeros desafios com que se confrontou.

Como Tenente-coronel, desempenhou um conjunto muito alargado de funções, o que atesta da sua grande capacidade de adaptação a novas funções e do rigor que permanentemente coloca na execução das mesmas.

Como Coronel, e nas funções de assessor de Estudos e de Investigador no Instituto de Defesa Nacional (IDN), revelou-se pela forma muito empenhada e competente como as desempenhou. Oficial com excelentes qualidades pessoais de ponderação e sentido de serviço público, participou de forma muito ativa e dinâmica em diversos estudos e atividades promovidas pelo IDN.

Como Comandante do Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) o Coronel Sepúlveda Velloso evidenciou excecionais qualidades e virtudes militares, extraordinária capacidade de trabalho e um perfeito espirito de missão. A sua notável capacidade de planeamento, organização, direção e de controlo, a par da nobreza que coloca no cumprimento das suas tarefas, permitiram congregar vontades no sentido de preservar e reavivar a história do CTOE.

Enquanto Comandante deste Centro destacam-se ainda o conjunto de iniciativas que desenvolveu visando a melhoria das condições de vida e de trabalho dos seus militares e civis, manifestando uma constante preocupação com o bem-estar dos seus homens que sempre caraterizou a sua ação de Comando. Por outro lado, salienta-se também a forma como divulgou as atividades de Operações Especiais na região onde se implantava a sua Unidade, as quais se traduziram numa maior facilidade no recrutamento local, bem como na melhoria da imagem do Exército Português.

No âmbito operacional foi no Teatro de Operações (TO) do Afeganistão, que o Coronel Sepúlveda Velloso afirmou uma vez mais e de forma expressiva, como comandante do 5.º Contingente Nacional para a International Security Assistance Force (ISAF), as suas qualidades inatas para o comando de tropas e uma perfeita conduta militar, apanágios da sua vincada personalidade, tendo os seus serviços sido reconhecidos como distintíssimos. Como comandante de uma força multidisciplinar e com elevada dispersão dos seus componentes, num TO caracterizado por forte atividade insurgente, sempre soube interpretar de forma muito lúcida e serena as diretrizes e ordens superiores.

Finalmente, e como Chefe do Centro de Situação e Operações Conjunto (CSOC) do Comando Operacional Conjunto (COC) e apesar do diminuto tempo em que desempenhou estas funções, afirmou-se pelo dinamismo que imprimiu na conduta das atividades diariamente conduzidas neste Centro, e pelo espírito de camaradagem e coesão entre os seus militares que cultivou, com a forma que lhe é tão característica.

No momento em que vai transitar para a situação de Reserva, são de realçar as suas evidentes qualidades e virtudes pessoais e militares, entre outras, a lealdade, a inegável frontalidade e a excecional capacidade de liderança, as quais tornam o Coronel Sepúlveda Velloso merecedor de ver sublinhado o seu elevado profissionalismo, devendo os serviços por si prestados serem considerados distintos e relevantes, de que resultou, honra e lustre para a Pátria e para a Instituição Militar.

23 de maio de 2014. - O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, Artur Pina Monteiro, general.

207901189

Anexos

  • Extracto do Diário da República original: https://dre.tretas.org/dre/1066460.dre.pdf .

Aviso

NOTA IMPORTANTE - a consulta deste documento não substitui a leitura do Diário da República correspondente. Não nos responsabilizamos por quaisquer incorrecções produzidas na transcrição do original para este formato.

O URL desta página é:

Clínica Internacional de Campo de Ourique
Pub

Outros Sites

Visite os nossos laboratórios, onde desenvolvemos pequenas aplicações que podem ser úteis:


Simulador de Parlamento


Desvalorização da Moeda